da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana foi marcada oficialmente em 10 de julho de 1875, às 14h30, quando um trem foi estacionado na plataforma da Estação. Nele estavam o empresário Luiz Matheus Maylasky e o presidente da Província, Sebastião José Pereira, ambos acompanhados por autoridades e convidados, ao som de bandas musicais, recepcionados por espectadores em camarotes montados em frente ao edifício.
E para comemorar este aniversário, a Secult começa a divulgar amanhã (8), uma série de vídeos chamada “Tour Virtual Cult” em seu perfil do Instagram, “secult.sorocaba” e do Facebook, “Secretaria da Cultura de Sorocaba”, contando a história e curiosidades sobre a Ferrovia.
O desejo de Maylasky criar a Companhia Sorocabana surgiu por uma necessidade de exportar a grande quantidade de algodão produzido na região de Sorocaba. A ideia era ligar a linha férrea com a estrada entre Itu e Jundiaí, que passaria por Itapetininga, Itararé, Botucatu, Mairinque e desembocaria em São Paulo.
A Estação Ferroviária de Sorocaba (EFS) foi adquirida pela Prefeitura de Sorocaba, mantida por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e atualmente, abriga o Barracão Cultural, em um prédio anexo ao da Estação, utilizado para promover eventos e sediar aulas artísticas e culturais, e a Casa do Turista, um local da Prefeitura para sanar dúvidas da população quanto aos locais de lazer em Sorocaba.
Ao lado da Ferroviária também está situado o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS) pertencente ao setor privado, porém conta com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por estar instalado em um prédio da Secult. Abriga um espaço dinâmico e plural que prioriza a difusão das artes visuais.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone (15) 3212.8170, ou pelo Whatsapp da secretaria (15) 99111.9505, assim como o e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br. Acesse também o link: http://cultura.sorocaba.sp.gov.br/ e mantenha-se informado sobre a cultura na cidade.