da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A D’Era Saúde e a Praça Virtual, duas startups que foram aceleradas nos vários programas oferecidos pelo PTS (Parque Tecnológico de Sorocaba), firmaram uma parceria com o objetivo de colaborar com a inclusão digital das pessoas de terceira idade.
A intenção é explicar aos idosos, de forma bem simples e clara, como eles podem ter acesso a diversos serviços pela internet, sobretudo às consultas médicas de diversas especialidades oferecidas pela D’Era Saúde, por meio do site https://www.derasaude.com.br/.
A empreendedora Ilma Laurindo explica que estudos recentes realizados pela D’Era Saúde mostram que boa parte do público que busca as redes sociais atrás dos mais variados serviços é a terceira idade. Ainda conforme ela, estas pessoas têm dificuldades em preencher até mesmo um simples cadastro. Assim, por meio de vídeos curtos e bem informativos, a Praça Virtual pretende auxiliar os idosos. Os vídeos, inclusive, podem ser encontrados em https://www.youtube.com/channel/UCtSf22W5y0ZiHOFzPaWdQTA. “Nossa parceria com a D’Era Saúde é voltada a todos os interessados em encontrar disponibilidade para consultas e exames via online, além de profissionais da saúde que não estão familiarizados a realizarem o serviço de teleconsulta”, acrescenta a terapeuta ocupacional e uma das responsáveis pela Praça Virtual, Nathaly dos Santos Carneiro.
A D’Era
A D’Era Saúde segue instalada no Parque Tecnológico de Sorocaba. A finalidade é conectar, de forma simples, médicos a pacientes, garantindo o direito à saúde com qualidade e preço acessível. Atualmente, possui 95 médicos credenciados e oferece mais de 1.700 tipos de exames laboratoriais e de imagem em Sorocaba e em Votorantim. Recentemente expandiu os negócios para São Paulo, onde disponibiliza 45 especialidades, 800 tipos de procedimentos e 125 médicos.
Para executar o trabalho com excelência, a equipe de Ilma Laurindo tem ainda Joyce Leão (marketing), Paulo Thiago Fernandes (jurídico) e Ricardo Sampaio (tecnologia).
A Praça
A Praça Virtual, por sua vez, é especializada na inclusão de idosos no mundo virtual. Foi a primeira colocada no Startup SP, programa oferecido pelo PTS, em parceria com o Sebrae. “Nós realizamos o letramento digital e traduzimos conteúdos, por meio da nossa metodologia específica, conectando gerações”, afirma Nathaly. “O mundo hoje está cada vez mais tecnológico e é preciso garantir o acesso com autonomia para todas as pessoas.”
A Praça Virtual, inclusive, tem histórias reais de idosos que aprenderam a utilizar o WhatsApp para se comunicarem com familiares distantes e, assim, deixaram para trás a situação de vulnerabilidade e de exclusão.
Além de Nathaly, a startup é composta pelos seguintes integrantes: Eliel Balduino de Almeida, Ligia Cavallari e Renan Carvalho.
Para saber mais sobre as soluções oferecidas, basta fazer contato pelo Whatsapp (11) 98878-8922, pelo Instagram: @apracavirtual ou e-mail: apracavirtual@gmail.com.