Controle de perdas: mais duas válvulas reguladoras são instaladas

27/5/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Com o objetivo de combater e reduzir as perdas na distribuição de água tratada na cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba instalou nesta terça-feira (26) mais duas válvulas reguladoras de pressão, desta vez no bairro Wanel Ville 5.

Conforme explica o diretor-geral da autarquia, engenheiro Mauri Gião Pongitor, as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde foram detectadas ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição.

“Com essas instalações vamos conseguir regularizar a situação nos pontos detectados como problemáticos, pois esses equipamentos conseguem uniformizar as pressões nas redes de distribuição, de acordo com o comportamento de consumo de determinada região ou bairro”, explica Mauri.

Nesta terça-feira as válvulas foram implantadas em uma rede de distribuição localizada na rua Joaquim de Carvalho Gil, nos cruzamento com as ruas José Gomes dos Santos e Darcy Fruet. O trabalho teve início às 7h e foi concluído às 12h, quando então a distribuição de água que havia sido interrompida foi retomada no Wanel Ville 5.

Esta foi a quinta válvula reguladora de pressão instalada na cidade, de um total de dezenove programadas. As três primeiras foram implantadas nos bairros Campolim, Júlio de Mesquita Filho e Residencial Giverny.

Na primeira fase do seu programa de combate às perdas a autarquia instalou dezenove macromedidores, incluindo as saídas das Estações de Tratamento de Água do Cerrado e do Éden, Centros de Distribuição e redes de água distribuídas pelos bairros.

Com a instalação desses aparelhos é possível registrar o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para ser confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados em imóveis residenciais, comerciais e industriais, possibilitando a delimitação de áreas e a detecção de locais onde estão correndo fugas de água (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.

 

Compartilhe no Whatsapp