Sorocaba contabiliza mais um novo caso confirmado da COVID-19 e o total chega a 23

6/4/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

noticias.sorocaba.sp.gov.br-saude-boletim5abril-6eba073b-d47e-431e-81df-dfd36cb3ee41-1024x1024

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou mais um novo caso confirmado da COVID-19 neste domingo (5). Com isso, já são 23 casos confirmados na cidade. Deste total, nove estão internados (quatro em UTI) e 11 já se encontram recuperados. Além disso, três óbitos foram registrados por conta da doença.

Os casos suspeitos também aumentaram neste domingo. A cidade passou de 312 para 330 pessoas que aguardam resultados. Entre todos os suspeitos, 68 estão internados em hospitais da cidade, sendo 12 em UTI. Os óbitos em investigação subiram para 14, pois mais dois óbitos suspeitos foram registrados. O número de descartados por resultados negativos da doença continua em 55.

Exames para casos internados

Seguindo a orientação do Governo do Estado de São Paulo, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves, ou críticos, e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal.

O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica.

Casos suspeitos não notificados

Neste momento são considerados como suspeitos não notificados todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que estejam fazendo uso de medicamento antitérmico.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como o da falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias.

 

Compartilhe no Whatsapp