Sorocaba imuniza mais de 5 mil pessoas pelo sistema “drive thru”

1/4/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Ação ocorreu no CIC e no Lar São Vicente de Paulo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, vacinou 5.400 pessoas contra a gripe nesta terça-feira (31), das 9h às 16h. A vacinação no sistema “drive thru” foi feita para idosos com mobilidade reduzida, idosos, profissionais da área da saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento. A aplicação ocorreu no Estádio Municipal “Walter Ribeiro”, o CIC, e no Lar São Vicente de Paulo, na Vila Betânia, Zona Norte da cidade. Agentes de trânsito da Urbes, da Guarda Municipal e servidores da Secretaria de Esportes e Lazer estiveram mobilizados para a ação.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), foram aplicadas 3.500 doses da vacina no atendimento prestado no CIC. Neste local, foram atendidos os ocupantes de 20 carros por vez. Outro ponto de vacinação foi no Lar São Vicente de Paulo, onde foram aplicadas 1.900 doses.

No CIC, houve grande procura pela vacina na parte da manhã. Embora a vacinação tivesse sido anunciada para acontecer a partir das 9h, antes disso já havia grande concentração de veículos nas imediações do estádio municipal. Para dar conta da demanda, cerca de 30 funcionários da saúde trabalharam na vacinação, além de seis GCMs, 20 agentes de trânsito da Urbes e 20 funcionários da Secretaria de Esportes, que prestaram apoio a esse trabalho.

Agentes de trânsito estiveram nas proximidades do local a fim de orientar os motoristas. Apesar da fila para a vacina no início, tudo seguiu dentro da normalidade, inclusive com uma das faixas da via liberada ao tráfego e com os motoristas respeitando os cruzamentos, sem fechá-los. À tarde o tempo de espera na fila era estimado em cerca de 10 ou 15 minutos.

Nesta primeira etapa, iniciada no dia 23 de março, apenas os idosos e profissionais da área da saúde e membros das forças de segurança e salvamento devem procurar um dos locais de vacinação na cidade. Já na segunda etapa, que terá início no dia 16 de abril, além do grupo anterior, deverão procurar se vacinar os professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Na terceira e última etapa da vacinação, que inicia no dia 9 de maio, além dos grupos anteriores, deverão ser vacinadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos. A campanha vai até o dia 22 de maio.

Vale ressaltar que a vacina não imuniza contra o novo coronavírus (COVID-19). A composição da vacina é estabelecida anualmente pela OMS (Organização Mundial de Saúde), com base nas informações recebidas de laboratórios de referência sobre a prevalência das cepas circulantes. A recomendação sobre a composição da vacina ocorre no segundo semestre de cada ano, para atender às necessidades de proteção contra influenza no inverno do Hemisfério Sul. No Brasil, a composição da vacina foi divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na Resolução Nº 2.735. A vacina influenza trivalente que será utilizada na campanha tem a seguinte composição: A/Brisbane/02/2018 (H1N1)pdm09, A/South Austrália/34/2019 (H3N2) e B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria).

noticias.sorocaba.sp.gov.br-sorocaba-imuniza-mais-de-5-mil-pessoas-pelo-sistema-drive-thru-whatsapp-image-2020-03-31-at-11.50.59-1024x682

Vacinação não ocorrerá nesta quarta-feira (1)

A vacinação contra a gripe não ocorrerá nesta quarta-feira (1) no CIC, Lar São Vicente de Paulo e nem nos 33 locais que já foram utlilizados. Como restaram apenas 6.600 doses, estas serão enviadas para asilos, casas de repousos e também para o serviço de acamados. De acordo com a Prefeitura de Sorocaba, há a previsão de que novas doses cheguem à cidade nesta quarta-feira e a vacinação nos 33 pontos possa ser retomada na quinta-feira (2).

Os asilos ou casas de repouso, que ainda não receberam as doses para a vacinação de seus internados, podem fazer a solicitação indicando a quantidade necessária para o seguinte e-mail: saladevacina@sorocaba.sp.gov.br . Após a confirmação da solicitação, a Sala Central de Vacinas entra em contato com o local solicitante.

Para as famílias que possuem pessoas acamadas em suas residências e necessitam da vacinação para estes pacientes, o pedido deve ser feito para o e-mail – adacamados@sorocaba.sp.gov.br com as seguintes informações: nome completo do paciente, data de nascimento, endereço, telefone e motivo pelo qual o paciente encontra-se acamado. Logo em seguida, a equipe do Serviço de Atenção Domiciliar entra em contato com o solicitante para fazer o agendamento da visita da equipe de vacinação.

Compartilhe no Whatsapp