A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus (COVID-19) na cidade nesta terça-feira (24). Diante disso, a prefeita Jaqueline Coutinho concedeu entrevista coletiva à imprensa no início da noite para divulgar detalhes do caso e anunciar medidas adotadas para combater a doença.

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus trata-se de um homem de 53 anos, morador de Sorocaba e que trabalha na cidade São Paulo, local provável de contaminação. O exame foi feito por um laboratório particular da cidade e uma contraprova deverá ser feita pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). O paciente encontra-se bem de saúde, apenas com o sintoma de coriza e se mantém em isolamento domiciliar. A Vigilância Epidemiológica já entrou em contato e monitora o caso. Sua esposa e duas filha também foram orientadas sobre o isolamento e os cuidados necessários.

Durante a coletiva, a prefeita Jaqueline esteve acompanhada do secretário da Saúde, Ademir Watanabe e o médico responsável pela Coordenadoria de Enfrentamento ao Novo Coronavírus, médico Fernando Brum. Jaqueline Coutinho divulgou medidas que estão sendo adotadas pelo município para fortalecer o combate contra a doença.

A prefeita informou a criação da Coordenadoria de Enfrentamento ao Novo Coronavírus que também aconteceu nesta terça-feira (24), além do reforço de mais 12 novos médicos do Programa Mais Médicos para o mês de abril que fortalecerá a assistência. “Já estávamos tomando diversas medidas muito antes da confirmação desse caso e continuaremos nos esforçando de forma integral para enfrentar essa difícil fase. Nesta semana também receberemos mais 300 mil máscaras cirúrgicas para os nossos servidores da área da saúde”, ressaltou.

Já o secretário da saúde, Ademir Watanabe, reforçou a orientação para que as pessoas fiquem em casa e procurem uma unidade de saúde somente em situações de febre e falta de ar. “Como ainda não temos vacina e medicamento para o COVID-19, a melhor opção é ficar em casa”. O titular da pasta também lembrou que a Prefeitura está empenhada no planejamento do hospital campanha na Arena Multiuso. “Nossa intenção é criar pelo menos 90 leitos neste local para pacientes intermediários da doença”, completou.

Além do primeiro caso confirmado, Sorocaba possui 124 suspeitos que aguardam resultados de exames. Deste total, 17 encontram-se internados (quatro na UTI) e dois óbitos também são investigados. O total de descartados por resultado de exames chegou a 17.