Hudson Pessini visita Cotia para conhecer sistema de segurança pública referência nacional

3/2/2020 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba

Cotia fica na região metropolitana de São Paulo, a 35 quilômetros da capital. A cidade, cortada por vales e montanhas, tem cerca de 260 mil habitantes e, pelas políticas públicas adotadas na área de segurança, o município se tornou referência nacional no setor. O vereador Hudson Pessini (MDB) foi até lá para entender o motivo dessa fama. O secretário de Segurança Pública e vice-prefeito, Almir Rodrigues da Rocha, recebeu o parlamentar e mostrou toda a estrutura de segurança da cidade.

 De acordo com a Prefeitura de Cotia, no ano passado, foram investidos 14 milhões de reais na área de segurança. As condições de trabalho dos guardas municipais melhoraram depois de algumas mudanças. A frota de 60 viaturas foi renovada: os carros usados para combater o crime nas ruas são Jeeps Renegade e Trailblazers e as motos, Suzuki V Strom de 660 cilindradas. O vereador Hudson Pessini fez emendas para compra de novas viaturas à Guarda Municipal de Sorocaba.

O armamento também está sendo renovado: os guardas vão passar a usar pistolas Ponto 40 e fuzis. Hoje a corporação conta com 380 guardas civis, mas esse número deve aumentar. Um concurso público foi aberto para contratar mais 180 homens. Em Cotia, os guardas trabalham 13 dias no mês e nos 17 dias livres, o bico está autorizado. Se precisar, o município também paga até 60 horas extras horas aos guardas. O sistema de videomonitoramento vigia a cidade 24 horas por dia. São 180 câmeras de longo alcance e alta precisão, com zoom que aproxima o alvo a mais de um quilômetro de distância.

Mas o carro-chefe são os 30 Totens espalhados em pontos estratégicos de Cotia, que auxiliam no combate à criminalidade. Cada Totem tem 5 câmeras: elas vigiam 360 graus a área em seu entorno. As imagens ficam armazenadas no servidor por 30 dias. O cidadão que precisar pedir socorro basta apertar o botão e a ligação cai direto na sede da Guarda Municipal. “É mais rápido que usar o celular”, garante o secretário de segurança pública.

Os Totens têm orientações de uso traduzidas em três idiomas e são equipados com caixas de som: a voz do guarda municipal que atende a ligação ecoa em alto e bom som para todo mundo ouvir. Dessa forma, o guarda interage com a situação que estiver acontecendo. “Em caso de acidente, por exemplo, o guarda orienta as pessoas a não mexerem na vítima até a chegada do socorro”, explica o secretário.

Onde os Totens foram implantados, os índices de violência já diminuíram. Um exemplo é a região central da cidade. Antes da instalação dos Totens, durante as Festas de Fim de Ano, eram registrados em média 25 furtos no local. Depois dos Totens, que chegaram em novembro de 2018, esse número caiu para 7 ocorrências. A redução foi de 75%. “Os Totens são como guardas municipais que não descansam e patrulham a cidade dia e noite”, completa o secretário.

Além de combater a violência, os Totens também são usados para informar a população sobre assuntos importantes da cidade: datas de vacinação, informações sobre trânsito seguro, campanhas de conscientização. As mensagens gravadas são disparadas a cada meia hora. Para finalizar a visita à cidade, o vereador Hudson conheceu o Stand de Tiros da Guarda Civil, que fica em outro prédio da Secretaria de Segurança Pública. A estrutura é moderna e simula situações reais. As armas são do tipo Air Soft e as munições, de metal. No local, são feitos treinamentos constantes de mira nos alvos e tiros.

Para o parlamentar, conhecer as inovações de cidades que são referência é uma atitude de humildade. “Temos que copiar e compartilhar o que é bom”. Para Hudson Pessini, o combate à criminalidade exige investimento, inovação e tecnologia. “Dar melhores condições de trabalho aos Guardas Municipais vai refletir na qualidade da segurança pública e no bem estar da população”, afirma Pessini.

 

(Assessoria de Imprensa – vereador Hudson Pessini – MDB)

 

Compartilhe no Whatsapp