da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os riscos do uso de agrotóxicos na agricultura foram tratados neste sábado (11) no último dia do Férias na Bica, que teve como tema “Vida de Insetos”. A programação gratuita ocorreu no Parque Natural “Chico Mendes”, com a presença de pais e filhos, e celebrou o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos em Sorocaba (11 de janeiro), que integra o calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, através da Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.
Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o curso de férias do Parque da Biquinha teve início na última quarta-feira (8) com uma programação lúdica para ensinar 40 crianças sobre as características e a importância dos insetos na natureza.
Para começar a programação deste sábado, crianças e adultos participaram de um café da manhã coletivo. Na sequência, elas participaram de uma visita monitorada ao Meliponário e ao Viveiro de Mudas do “Chico Mendes”. “Elas puderam conhecer a produção do nosso viveiro e levaram uma muda de árvore pra plantar em casa. Também conheceram o Meliponário e as espécies de abelhas nativas sem ferrão que temos ali”, contou a educadora Cristiane Crispim.
A equipe de Educação Ambiental da Sema relacionou o uso do agrotóxicos à morte de abelhas, os riscos que esses pesticidas causam à saúde do ser humano em razão da contaminação dos alimentos e quais os cuidados que se deve ter, como por exemplo, consumir frutas, verduras e legumes orgânicos.
Para finalizar, todos os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a Feira de Orgânicos, que ocorre todos os sábados no parque. “Os pais adquiriram produtos e conversaram com os produtores rurais”, contou Cristiane.
A ideia da Sema com o curso de férias foi de aproveitar esta época de recesso escolar e proporcionar às crianças um lazer educativo em contato com a natureza, estimulando uma infância saudável, por meio de atividades lúdicas que despertam para o protagonismo e o cuidado com o meio ambiente. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3224.1997 (Parque da Biquinha).