Prefeitura participa de inauguração da torre de controle do aeroporto

11/12/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A torre de controle do Aeroporto Estadual “Bertram Luiz Leupolz”, em Sorocaba,  foi entregue no fim da manhã desta terça-feira (10) pelo Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia, que também marcou a entrega dos serviços de vigilância eletrônica, com a central de monitoramento, contou com a presença da prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho e do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggaioro Glanzmann. Com eles, também prestigiaram a solenidade o secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, João Octaviano Machado Neto; o secretário da Habitação do Estado, Flávio Amary, o diretor-superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), Antônio Claret de Oliveira, e os deputados Maria Lúcia Amary e Oscar Castello Branco, além de secretários municipais e outras autoridades civis e militares.

A infraestrutura física da torre foi concluída em junho 2017 e contemplou a construção da área com 500 m², subestação Principal, Anexos Operacionais e Vias de acessos Operacionais. Além disso, foram instalados geradores, transformadores e reguladores de corrente contínua, além de toda infraestrutura elétrica, com investimentos da ordem de R$ 13,8 milhões em recursos do Governo do Estado. Já esta segunda etapa de investimentos na torre de controle é composta por equipamentos como rádio VHF/AM, Centro de Comunicação, sistema Meteorológico e PAPI – Sistema de Indicador de Rampa de Aproximação de precisão, com recursos de R$ 7,6 milhões, do Governo Federal.

Esses investimentos, de acordo com o Daesp, irão proporcionar maior segurança de voo aos usuários do aeroporto de Sorocaba, que é o principal aeródromo voltado à aviação geral no interior do Estado. Com a presença da torre, os controladores terão mais informações, inclusive meteorológicas.

Durante seu discurso, a prefeita Jaqueline Coutinho fez um breve histórico do aeroporto e destacou a importância do investimento. Lembrou que o aeroporto de Sorocaba nasceu como o Campo de Aviação, que na década de 40 recebeu o seu Aeroclube na Campanha denominada “Asas ao Brasil” , capitaneada por Assis Chateaubriand. E, lembrou ainda que na década de 90 a Prefeitura Municipal de Sorocaba, diante do grande movimento de pousos e decolagens gerados pelas empresas de manutenção, resolveu passar a administração do aeroporto ao Daesp, que ampliou e pavimentou a pista e suas taxiways, construindo em seguida um terminal de passageiros e sua administração. “Atualmente, o aeroporto sorocabano é o maior polo aeronáutico de manutenção da América Latina. Nele, estão instaladas oficinas de grandes fabricantes de jatos do mundo. As empresas nele instaladas empregam mais de 1.200 funcionários”, destacou a prefeita, lembrando que, de acordo com dados do Daesp, o aeroporto sorocabano possui a maior frota de aeronaves baseadas do Estado de São Paulo (380 no total), o maior número de hangares construídos (48) com o maior polo aeronáutico de manutenção da América Latina, com 18 oficinas de manutenção mecânica e eletroeletrônica. “O nosso aeroporto é o primeiro entre os vinte aeroportos regionais do Estado de São Paulo em pouso e decolagens e o sétimo do Estado em número de embarque e desembarque de passageiros. E, hoje, o Aeroporto Estadual de Sorocaba Bertram Luiz Leupolz dá mais um avanço em modernização, com a inauguração de sua torre de controle”, finalizou citando os dados do Daesp,.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggaioro Glanzmann  destacou a importância de Sorocaba no cenário nacional, como sede de uma região metropolitana, assim como de seu aeroporto. “O aeroporto de Sorocaba é o maior polo aeronáutico de manutenção da América Latina, o que coloca Sorocaba num cenário de alto nível em investimentos e tecnologia. O que se vê aqui não se vê em muitas grandes cidades importantes, espalhadas pelo mundo”, disse.

Já o secretário estadual de Logística e Transportes, João Octaviano Machado Neto, comentou sobre o processo de internacionalização do aeroporto de Sorocaba, que permitirá voos internacionais com a instalação de uma alfândega. “O projeto esta andando, com reuniões e discussões com a Receita Federal e outros órgãos. Esperamos já em breve contar com mais esse passo importante para o setor”, completou.

 

Compartilhe no Whatsapp