Museu de Zoologia do ‘Quinzinho de Barros’ recebeu 120 pessoas em visita guiada

16/10/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” recebeu na terça-feira (15) 120 pessoas para a visita monitorada ao Museu de Zoologia. A oportunidade foi oferecida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), como parte da programação especial de aniversário do zoo, que completará 51 anos de fundação neste domingo (20 de outubro).

A atividade de Educação Ambiental, que ocorrerá até sexta-feira (18), das 9h às 11h30, visa despertar a curiosidade do público sobre os animais taxidermizados (“empalhados”), além de permitir que perceba como cada animal tem características únicas, de modo a sensibilizá-lo para a conservação da biodiversidade.

Além de explicar sobre a técnica da taxidermia e apresentar o acervo do museu, a equipe da Secretaria do Meio Ambiente apresentou ao público os animais que fazem parte da Campanha “Não deixe as cores apagarem: Todos juntos pela conservação”, proposta pela Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB) para 2019. Neste ano, sete bichos foram escolhidos para serem símbolos da campanha anual. São eles: anta, tatu, tamanduá, mico-leão-dourado, lobo-guará, papagaio e cavalo-marinho.

Inaugurado em 1988, o Museu de Zoologia é composto por cerca de 1 mil peças, entre crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas e bicos, além de animais taxidemizados da fauna brasileira e outras raridades, divididos entre aves, répteis e mamíferos.

De acordo com a Sema, a participação na visita guiada é por ordem de chegada, sendo permitido a entrada de 20 pessoas por vez, com o objetivo de que os participantes consigam aproveitar a atividade da melhor forma. A duração é de cerca de 30 minutos.

O “Quinzinho de Barros” está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3227.5454

Compartilhe no Whatsapp