CAPSs realizam ações em alusão ao Dia Mundial de Saúde Mental

9/10/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs) da Secretaria da Saúde (SES), realizam a partir desta terça-feira (8), ações educativas e de conscientização sobre saúde mental. A iniciativa acontece em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro e que foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental.

Entre os dias 8 e 16 de outubro, o Paço Municipal recebe uma exposição de fotografias com o tema “Cuidar e Transformar”. A exibição das fotos traz informações sobre depressão, esquizofrenia, transtorno bipolar e suicídio, além de ter o objetivo de combater o preconceito e o estigma a esses pacientes.

Os três CAPSs Infantojuvenis farão uma ação educativa nesta quarta-feira (9), das 9h às 11h, na pista de Caminhada do Parque Campolim. O grupo de capoeira do “Ser e Conviver” e os pacientes entregarão frases relacionadas à promoção da Saúde Mental para as pessoas que passarem por ali. O intuito é a integração com a população para fortalecer o serviço e diminuir o preconceito em relação aos transtornos mentais.

No dia 10, o CAPS AD – Álcool e Drogas III “Saca Só”, realizará “A prosa na praça”, um projeto novo com pessoas em situação de rua, que passam o dia na praça. Haverá um café da manhã e ações de saúde, como verificação de pressão arterial, glicemia capilar (diabetes) e testes rápidos para identificar casos de HIV e sífilis, e depois, uma roda de conversa para falar sobre saúde mental.

Também no dia 10, o CAPS AD III “Roda Viva” fará a distribuição de panfletos através dos pacientes e equipe técnica na região central da cidade, com o intuito de estimular as pessoas a pensarem sobre a sua saúde mental. Além disso, os CAPSs do município realizarão atividades internas com a proposta de sensibilizar e trabalhar temas relacionados à saúde mental.

Compartilhe no Whatsapp