Cães adultos do Abrigo Municipal ganham um novo lar em evento no Campolim

7/10/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Madame, Banguela, Gabaninho, Urso e Lindsen foram os cinco cachorros adultos do Abrigo Municipal que ganharam um novo lar na manhã deste domingo (6). Eles e outros 12 cães, todos enfeitados com laços e com nomes identificados em balões coloridos, participaram do evento “Sorocaba abraça os animais” no Parque “Carlos Alberto de Souza” e conquistaram o coração de dezenas de crianças, jovens e adultos que passaram pelo local.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), em parceria com o Conselho Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal (CMPBEA), a programação encerrou a Semana Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal, que faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao Meio Ambiente, conforme prevê a Lei Municipal nº 8.812, de 15/07/2009.

O objetivo do “Sorocaba abraça os animais” foi de incentivar a posse responsável de cães adultos do Abrigo Municipal, castrados e vermifugados, sendo que muitos deles há anos aguardam uma família para adoção. “Esse é o primeiro de muitos eventos em parceria com o conselho e as ONGs que vamos realizar. É muito importante que as pessoas se conscientizem na questão da adoção de animais adultos” destacou o secretario do Meio Ambiente, Parques e Jardins, Maurício Tavares da Mota, que participou do evento.

Para a presidente do CMPBEA, Jussara Fernandes, a ação em conjunto com a Sema e as ONGs foi um sucesso. “Tentar lares para esses cachorros e valorizar os animais adultos é muito importante. As pessoas têm que se conscientizar que adotando um animal adulto, a chance de dar certo é muito maior, pois você vai levar um cão para a casa conhecendo as características dele, o seu temperamento, diferente de um filhote”, enfatiza.

Num dos momentos mais especiais do evento, os cachorros participaram de um desfile com a equipe da Seção de Proteção e Bem-Estar Animal, dos integrantes do conselho municipal e das ONGs, e arrancaram aplausos do público. Chamados um a um pelo nome, cada cãozinho tinha a chance de mostrar todo o seu charme e personalidade em alguns segundos, enquanto as pessoas ouviam a história de vida deles até chegarem ao abrigo.

Banguela teve uma nova oportunidade de vivem bem e feliz ao ser escolhido pela jovem Elis Castanheira, moradora do bairro Campolim. Ela foi passear no parque com seu namorado e sua cachorrinha Cacau, adotada há três anos pelo casal, e não resistiu ao charme do cão. “Já queríamos uma companhia para ela (Cacau), para não ficar muito tempo sozinha em casa enquanto trabalhamos e queríamos um machinho e ele nos encantou, super dócil e lindo”, contou.

Quem foi ao local recebeu também recebeu orientação veterinária sobre os cuidados básicos com animais domésticos e orientação jurídica sobre maus-tratos e como fazer uma denúncia, com a equipe da Comissão de Proteção Animal da OAB Sorocaba.

Alunos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Sorocaba (Uniso) deram orientação ao público a respeito de assuntos como a importância da vacinação, vermifugação e informações sobre ectoparasitas em geral, como pulgas e carrapatos. O evento também contou com a participação das ONGs Anjos e Protetores de Sorocaba, AATAN, Aspa, Gamah e o Instituto Eu Sou o Bicho.

Os animais que não foram adotados voltaram ao Abrigo Municipal, que fica na rua Rosa Maria de Oliveira, 345, no Jardim Zulmira, e aguardam pela visita de pessoas dispostas a levá-los para casa. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006.

20191006104608

Compartilhe no Whatsapp