Recorde de público, equipes e arrecadação de alimentos marcam o Festival de Robótica

2/10/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O 5º Festival de Robótica bateu recordes e já é considerado o maior evento da modalidade ao reunir, em apenas dois dias de competição, quase mil alunos, 106 equipes de 75 escolas de São Paulo e de outros estados. O evento, realizado no último final de semana no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), também bateu outras duas importantes marcas: entre estudantes, educadores, pais, técnicos e público, mais de 12 mil pessoas passaram pelo evento e a arrecadação de alimentos não-perecíveis superou três toneladas.

“Junto com as escolas, alunos, professores e pais conseguimos realizar um grande evento de ‘coopertição’, ao unirmos competição com cooperação, que são objetivos da robótica em sala de aula e transferidos para o Festival”, enfatiza Daniel Lorenti, CEO da Viamaker Education, empresa líder do segmento nacional de robótica educacional e que organizou o evento. “A dedicação das escolas e dos professores foi fundamental para que todos tivessem excelentes desempenhos, muita criatividade e solidariedade.”

Este ano o Festival de Robótica teve apoio da TV TEM e ampliou as ações sociais, por meio do projeto Bem Legal, campanha de solidariedade da emissora. Nos dois dias, foram arrecadados mais de três toneladas de alimentos não-perecíveis, que serão doadas a cinco instituições: Casa do Menor, Educandário Bezerra de Menezes; Ação Comunitária Inhayba; Vila dos Velhinhos e Gpaci.

Entre as equipes, as mais solidárias foram Os Robóticos (ensino fundamental I), do Tato Ecolégio (Jundiaí), com 253,20 quilos, e a CPRBOT (ensino fundamental II), do Colégio Pedro e Rafael (Campinas), com 163,5 quilos.

A base temática do 5º Festival de Robótica foi “Cidades do Futuro”, para as quais os alunos tiveram de cumprir desafios, pensar e encontrar soluções para os problemas que as cidades enfrentarão no futuro.

No sábado (28), com disputas de meninas e meninos do ensino fundamental I (6 a 10 anos), a campeã foi a equipe Sami Robots (Objetivo São Miguel Arcanjo), seguida por Objetivo ROB1 (Objetivo São Paulo) e Magnéticos (Colégio Victória de Sorocaba).

No domingo (29), a grande final, uma das mais disputadas do evento, teve como primeira colocada a equipe Decepticons (Colégio Judá Araçatuba), seguida pela equipe Legorillaz (Colégio Peres Guimarães Boituva) e Bonvenuto Teen (Colégio Bonvenuto Guarulhos).

“Os grandes astros foram nossos makers, alunos que se dedicam durante meses para criar, cooperar e competir em um único fim de semana, com o propósito de fazer e pensar no futuro, usando a robótica educacional com instrumento”, destaca o CEO da Viamaker Education.

Compartilhe no Whatsapp