Autorização para manutenção dos jazigos encerra no dia 17 de outubro

2/10/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Faltando 33 dias para o Dia de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, e as pessoas interessadas em reformar ou fazer qualquer tipo de manutenção nos jazigos de seus familiares têm até o próximo dia 17 para protocolar a solicitação junto à Prefeitura. Os pedidos devem ser feitos pelos titulares dos jazigos em uma das sete Casas do Cidadão existentes em Sorocaba.

A Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo), da Prefeitura de Sorocaba, informa que as obras nos jazigos devem estar concluídas impreterivelmente até o dia 23 deste mês. Caso a obra não esteja finalizada até esse dia, ela deverá ser paralisada, podendo ser retomada apenas após o Dia de Finados. Sorocaba conta com quatro cemitérios municipais: Saudade, Aparecidinha, Consolação e Santo Antônio.

De acordo com Antônio Rodrigues Neto, chefe de seção dos cemitérios da Serpo, a orientação é para que os interessados em realizar a manutenção façam contato prévio com a administração do cemitério, pessoalmente ou por telefone, para obter informações sobre os prestadores de serviços e quais reparos podem ser feitos.

Segundo Neto, não é necessário que o prestador de serviço esteja credenciado na Prefeitura de Sorocaba. “A família se responsabiliza pelo atendimento às normas de construção e atendimento ao Regimento Interno dos Cemitérios”, esclarece. “O Regimento estabelece o que pode ser feito enquanto manutenção dos jazigos e outras reformas, desde o aluguel da caçamba em casos de demolições ou simples revestimentos que podem ser feitos também pelo titular do jazigo”, completa.

O chefe da seção de cemitérios esclarece também que as manutenções dos jazigos podem ser feitas ao longo de todo ano, mas muitos acabam deixando para a última hora. “Muitas vezes, as famílias abandonam os jazigos e só observam a necessidade de manutenção na hora de um sepultamento. Aí o custo acaba ficando maior para a família”, uma vez que pode ser necessária a compra de gavetas de emergência.

Vale ressaltar que, se a manutenção for apenas pintura no jazigo, não há necessidade de se protocolar o pedido na Casa do Cidadão. Nesses casos, o familiar pode conseguir a autorização diretamente com a administração dos cemitérios.

O horário para a realização dos serviços de manutenção dos jazigos vai das 8h às 16h30, de segunda a sexta-feira, embora os cemitérios funcionem normalmente até às 17h. No Dia de Finados (2 de novembro), os cemitérios funcionarão das 8h às 17h.

Serviços

Cemitério da Saudade (Praça Pedro de Toledo s/n, Além da Linha) – (15) 3231-1402

Cemitério Aparecidinha (Rua Quirino de Melo s/n, Aparecidinha)  – (15) 3225-4382

Cemitério da Consolação (Rua Alcindo Guanabara s/n, Vila Haro)  – (15) 3227-9011

Cemitério Santo Antônio (Rua Luiz Gabriotti nº 871, Wanel Ville)  – (15) 3221-4448

Para maiores informações, os interessados devem entrar em contato com os cemitérios ou através do telefone da Serpo 3331.7035.

Compartilhe no Whatsapp