Jardim Botânico reúne público para tratar da importância da preservação das abelhas

30/9/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

20190929121022

Em torno de 60 pessoas participaram neste domingo (29) do 1º Encontro de Criadores de Abelhas Sem Ferrão de Sorocaba e Região no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. O espaço ecológico abriu suas portas para promover o conhecimento e a troca de experiência entre os participantes com o objetivo de difundir a importância da preservação das abelhas nativas para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população.

Realizada pela Secretaria do Meio Ambiente Parques e Jardins (Sema) e pelo Grupo de Meliponicultores de Sorocaba e Região, a atividade encerrou a programação em comemoração ao Dia da Árvore (21 de setembro) e também celebrou o Dia da Abelha (3 de outubro). Esses insetos desempenham um papel fundamental no processo de polinização de diversas plantas, além de oferecer recursos alimentícios e medicinais e prestar serviços ecossistêmicos.

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Tavares da Mota, fez a abertura do encontro e destacou a importância de se fazer uma lista de espécies nativas de Sorocaba, assim como das árvores, para disseminar a informação entre as pessoas, e também falou da importância de eventos como esse. “Que esse encontro seja o primeiro de muitos. Estamos de portas abertas para promover o conhecimento e fortalecer o trabalho realizado por vocês”, destacou o titular da pasta.

A primeira palestra foi com a Prof.ª Dra. Elaine Cristina M. S. Zacarin, da UFSCar, sobre “Conservação de Abelhas Nativas – Ameaças e Perspectivas”. A profissional, que trabalha desde 1993 com a biologia das abelhas, falou sobre um levantamento das abelhas nativas de Sorocaba feito por alunos da universidade, durante um ano de amostragem, em três espaços: Parque da Biquinha, UFSCar e a Fazenda São Pedro. No total, foram identificadas 117 espécies e 748 indivíduos, sendo que 41 espécies foram encontradas no parque municipal.

Outro ponto abordado foi o declínio da população de abelhas e os principais fatores que ameaçam esses insetos, como a fragmentação e a perda do habitat e o uso de agrotóxicos. Ela também citou pesquisas de brasileiros sobre o tema, que foram publicadas na revista Scientific Reports, uma das mais importantes do mundo.

Outro palestrante foi o “fotógrafo das abelhas”, Sidney Cardoso, que falou sobre o seu trabalho artístico, equipamentos, experiências e prêmios na área. Muitas de suas fotos foram feitas no Jardim Botânico de Sorocaba, mas ele também registra imagem de abelhas em outros parques e áreas verdes, em apiários, meliponários e na sua própria residência. O profissional, que também é biólogo, falou sobre a importância do seu trabalho inclusive para fins científicos.

Para encerrar o encontro, o meliponicultor Valdeci Ramos fez um bate-papo com o público sobre as abelhas sem ferrão, como a jataí, mamangava, borá, mandaguari, entre outras espécies, e alguns mitos em torno do assunto, tratando de hábitos, formas de manejo e instalação de iscas. Além das palestras e do bate-papo, Sidney Cardoso expôs suas fotos para apreciação do público.

O meliponicultor, Henrique Tadeu de Oliveira, de Itapetininga (SP), foi um dos participantes do evento e estava bastante satisfeito. O aposentado cria por hobby algumas espécies de abelhas sem ferrão, como a  mandassaia, iraí e jataí. “Adorei tudo. O último encontro que tivemos foi há dois anos em Salto de Pirapora e quem mexe com as abelhas não pode parar de estudar nunca. Esse evento acrescentou bastante”, contou.

O Jardim Botânico está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3235.1130 ou pelo e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br.

 

Compartilhe no Whatsapp