Jardim Botânico recebeu grupo de mais de 80 idosos de São Paulo para uma visita guiada

30/9/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Mais de 80 pessoas da terceira idade, vindas de São Paulo (SP), participaram na manhã deste sábado (28) de uma visita guiada gratuita no Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. A ação foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo e Renda (Sedetter). A equipe de Educação Ambiental da Sema recepcionou o grupo e apresentou as funções do espaço ecológico e seus principais atrativos.

Inaugurado em 2014, o Jardim Botânico está situado numa área com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica e ocupa uma área protegida de 70 mil metros quadrados, constituída por coleções de plantas vivas cientificamente reconhecidas, organizadas, documentadas e identificadas. Trata-se de um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora da região.

Os idosos tiveram a oportunidade de conhecer o Palacete de Cristal, que possui uma área de 500 m² e é o principal edifício do Jardim Botânico. O prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. Constituído quase que inteiramente por vidros, além das demais estruturas, todas metálicas, e um telhado com isolante térmico, o palacete abriga coleções de plantas nativas e ornamentais e também é utilizado para exposições e eventos.

Outro atrativo apresentado ao grupo foi o Jardim Sensorial de Plantas Medicinais, que ocupa uma área de 150 metros quadrados, no formato do símbolo do infinito, e é composto por diversas espécies de plantas. O espaço foi projetado também com o objetivo de aguçar os sentidos a partir dos estímulos oferecidos pelas texturas, formas e aromas presentes em cada elemento que compõe o jardim.

Já o orquidário, construído com tijolos de demolição por reeducandos, abriga diversas espécies da flor. Rosane Abranches, de 64 anos, que mora no bairro do Horto Florestal, na Zona Norte de São Paulo, amou o passeio monitorado. “Achei muito lindo. Já sabia que existia o Botânico pela internet e tinha vontade de vir. Hoje surgiu a oportunidade. O espaço é muito lindo e bem estruturado, que aproveita bem a natureza, a luminosidade e o vento. Achei muito legal também o trabalho de inclusão social aqui”, elogia.

De acordo com a Sedetter, após o passeio monitorado no Jardim Botânico, o grupo seguiu para Piedade. A visita surgiu graças à participação da Divisão de Turismo de Sorocaba na Feira da Associação Brasileira dos Agentes de Viagens (ABAV). A Casa do Turista está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 330. Informações sobre outros pontos turísticos da cidade podem ser obtidas pelos telefones (15) 3233.2043 e 3211.2143 ou ainda pelo e-mail turismo@sorocaba.sp.gov.br.

Grupos interessados em agendar visitas monitoradas no espaço ecológico podem entrar em contato através do e-mail jardimbotanico@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3235.1130. O Jardim Botânico funciona de terça a domingo, das 9h às 17h, e está localizado na rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações. A entrada é gratuita.

 

Compartilhe no Whatsapp