Desfile de 7 de Setembro reúne cerca de 6 mil pessoas em Sorocaba

9/9/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Manhã ensolarada atraiu muitas famílias para as comemorações do Dia da Independência

Depois de uma semana bastante chuvosa e fria, a manhã ensolarada do sábado (7) contribuiu para que aproximadamente seis mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Civil Municipal (GCM), prestigiassem as comemorações do Dia da Independência, no Centro. Ao lado de diversas autoridades civis e militares, a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, abriu as comemorações em solenidade realizada na Praça Cel. Fernando Prestes. O evento, organizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura, começou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Sorocaba e foi seguido do tradicional desfile pelas ruas São Bento e Quinze de Novembro.

O hasteamento das bandeiras com a execução dos hinos Nacional e da Independência – pela Banda Regimental da Polícia Militar, aconteceu por volta das 8h. Em seguida, a cerimônia teve os pronunciamentos do tenente coronel e comandante da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Marcelo Yamada Domingues; do vereador e presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Fernando Dini; e do deputado federal capitão Guilherme Derrite.

Em seu discurso, emocionada, a prefeita Jaqueline Coutinho destacou a importância da democracia e citando o jurista Rui Barbosa, lembrou que “a democracia é uma plantinha tenra, cabendo a nós regá-la sempre e sempre, diariamente. Caso nos esqueçamos desse dever, ela, entre nós, só existirá, já advertia Rui Barbosa, apenas nominalmente. Isso significa dizer que depende principalmente de nós a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”, pontuou a prefeita.

 desfile-7-de-setembro

3 mil pessoas desfilaram

Cerca de três mil pessoas desfilaram pelas ruas São Bento e Quinze de Novembro, representando as instituições e corporações: Banda Regimental de Música do CPI-7, 14ª Circunscrição de Serviço Militar, Tiro de Guerra -02-040 (Sorocaba), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, SAMU, Jeep Clube, Legião da Boa Vontade, Escoteiros de Sorocaba, Colégio da Polícia Militar, Espaço Cultural e Esportivo dos Rodoviários, Oficina de Integração Céu Azul, Guarda Mirim de Sorocaba, Guardiões do Império, Ordem DeMolay, Arco-íris, Narcóticos Anônimos, Liga Sorocabana de Jiu-Jitsu, Tae-kwon-do, EM Getúlio Vargas, EM Achilles de Almeida, EM Matheus Maylasky, EE Mário Guilherme Notari, Colégio Crescer e Aprender, Karatê Kyokushin, Grupo de Ambientalistas, Chevette Clube, Opala Clube e o trio do Magnus Futsal.

 

“Data mais importante”

Com trajes nas cores da bandeira do Brasil, o bancário de 35 anos, Vitor Batista, conta que todos os anos vem com a família prestigiar o desfile de 7 de Setembro. “Trouxe minha esposa e meus dois filhos para apreciar essa linda festa. Para mim essa data é a mais importante do Brasil e faço questão de ensinar aos meus filhos quais são as autoridades e a importância delas para nossa sociedade”, destaca.

Vestido com a farda completa do Exército Brasileiro, o pequeno Ichiro, de apenas dois anos de idade, chamava a atenção das pessoas por onde passava. Filho do major Luiz Shinji Kosoegwa, Ichiro recebeu muitos pedidos de foto e posando também ao lado da prefeita Jaqueline Coutinho. “É a primeira vez que trazemos ele para o desfile, realmente chamou muita atenção das pessoas por estar vestido com a farda igual à do pai”, conta a dentista e mãe do Ichiro, Silvia Takamune. Outras crianças também acompanharam o desfile vestidas com uniformes similares aos das polícias civil e militar e da GCM

O desfile foi encerrado com o trio do Magnus Futsal, trazendo jogadores e comissão técnica da equipe de futsal sorocabana que conquistou há poucos dias, na Tailândia, o troféu de tricampeão mundial pela Fifa. Na passagem próxima ao palanque, na sacada do Sorocaba Club, a delegação parou e agradeceu o apoio e assistência que a Prefeitura de Sorocaba oferece à equipe que representa a cidade em competições nacionais e internacionais. “Obrigado por todo apoio”, destacou o presidente da Magnus Futsal, Fellipe Drommond.

Durante o desfile, um pequeno grupo político invadiu – sem autorização – a pista, expondo faixas e bandeiras, sendo vaiado pelo público que prestigiava o evento. A Prefeitura de Sorocaba esclarece que a entrada dos manifestantes não estava autorizada, pois o desfile do Dia da Independência é um evento cívico e apolítico, e que tal manifestação poderia ter colocado em risco até a segurança dos envolvidos.

 

Compartilhe no Whatsapp