da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A partir desta sexta-feira (30), a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) receberá a inscrição de moradores de 17 bairros da região de Aparecidinha para o Mutirão de Castração de cães e gatos. Os tutores deverão se inscrever gratuitamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na unidade móvel que estará estacionada no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) de Aparecidinha. As vagas são limitadas.
O objetivo da ação da Sema é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria de qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos. Além de ser o método mais garantido para o controle populacional dos animais domésticos, a castração também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.
Os cães e gatos também recebem uma identificação por microchip, que permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip também vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.
As cirurgias dos cães e gatos ocorrerão no dia 6 de setembro também na unidade móvel que estará estacionada no Cras Aparecidinha. O mutirão vai abranger os bairros: Aparecidinha, Jardim Josane, Villa Amato, Jardim Monteiro, Topázio, Jardim das Flores, Residencial Nikkey, Mato Dentro, Monte Verde, Bom Jardim, Serrinha, Cristal, Recanto dos Aromas, Villa Alegro, Village Amato, Residencial Milano e Iporanga II.
O tutor do animal deverá se inscrever nesta sexta-feira e na segunda-feira (2), levando RG, CPF e um comprovante de residência atualizado em seu nome, no Cras de Aparecidinha, localizado na rua do Terço, 100. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3202.8006.