da assessoria de imprensa da câmara de Sorocaba
O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Sorocaba, Francisco França (PT), protocolou na tarde desta terça-feira (15), no 6º. andar do Paço Municipal, um ofício destinado ao prefeito Vitor Lippi, que pede a suspensão do contrato em vigor entre a Prefeitura Municipal e a Splice – Indústria, Comércio e Serviços Ltda, empresa responsável pela operação de radares no município.
A iniciativa surgiu a partir da reportagem exibida no último domingo, dia 13, no “Fantástico”, programa da Rede Globo, a qual faz referência de envolvimento da Splice em suposto esquema de corrupção em licitações públicas.
Na reportagem, um funcionário da empresa diz ao repórter, que o esquema fraudulento possibilita até mesmo levantamento de recursos para campanha eleitoral de prefeitos, e que fraude nos editais é comum no mercado.
No plenário do legislativo, durante sessão ordinária, França pediu ao prefeito Vitor Lippi para manifestar-se a respeito, pois a denúncia é grave e a população não pode ser lesada.
O vereador também pediu interferência do Ministério Público para investigar o possível envolvimento da Splice em corrupção, enfatizando que no Rio Grande do Sul, um dos Estados citados na reportagem, o Tribunal de Contas já recolheu documentação em vários municípios, e está investigando as denúncias.
O governo gaúcho por sua vez suspendeu concorrências para instalação radares eletrônicos enquanto as investigações estão sendo feitas.