da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Trinta mantinhas foram doadas às mães de recém-nascidos no Hospital Santa Lucinda, na última quarta-feira (3), pelo grupo “Mantinhas do Bem”, que se reúne todas as sextas-feiras na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury”, das 14h às 16h.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a ação é coordenada pela artesã Wanda Luzia Ferraz e o grupo surgiu há nove anos como uma ideia espontânea que foi crescendo e adquirindo novos adeptos.
“Quem teve a ideia desse grupo foi uma moça (Wanda) que estava entrando em aposentadoria e ela queria saber o que ela poderia fazer. E, em uma viagem de ônibus, ela viu uma senhora fazendo uma mantinha. E ela achou bonito. Enfim, ela começou a fazer (as mantinhas)”, conta a voluntária Selma Regina Cruz Alcoléa.
Atualmente, o grupo contém cerca de 50 senhoras que utilizam materiais doados para bordarem e preencherem com lã sacos de limpeza, transformando-os em enxovais que são doadas a instituições e mamães.
Além do artesanato, o grupo tem a função de promover a interatividade entre os participantes. “Uma vez por semana a gente se reúne, para conversar, para aprender, para fazer”, completa Selma.
O grupo é formado por voluntários que reservam parte do seu tempo para fazerem o bem. “A dedicação do pessoal que quer colaborar, ajudar o próximo. É gratificante para gente”, comenta a voluntária Maria Tereza Antunes, que há anos participa do projeto.
Pessoas de qualquer idade podem participar do grupo. Não é preciso ter conhecimento prévio em bordado, basta se inscrever pelo telefone da Biblioteca Infantil (15) 3231.5723, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade está localizada na rua da Penha, 673, no Centro.
Muito mais por Sorocaba!