Zezé Correa é o nome mais votado para a Pinacoteca Municipal de Sorocaba

3/6/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Um projeto de lei será enviado à Câmara Municipal para aprovação

Com 240 votos, o artista plástico Zezé Correa foi escolhido pela população para dar o nome da Pinacoteca Municipal de Sorocaba. No total, 351 pessoas participaram da votação. Em segundo lugar ficou Célia Marcassa, com 61 votos, e em terceiro, Carlos Roberto Mantovani, com 50. A partir de agora será elaborado um projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal para aprovação.

A iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) teve como objetivo escolher um nome para um espaço importante para a cultura da cidade, especialmente aos artistas visuais, de uma forma democrática. Além disso, é uma forma de preservar a história, valorizar o patrimônio cultural e homenagear um artista de grande relevância, que contribuiu para a cultura de Sorocaba. A votação foi finalizada na última sexta-feira (31).

José Correia da Silva (1912-1988), mais conhecido como Zezé Correa, nasceu em Sorocaba e começou sua trajetória artística na pintura, retratando locais da cidade natal. Participou de diversas exposições, ganhando prêmios em diversos municípios brasileiros. Suas obras integram acervos de instituições, como o Museu do Centro Cultural Brasil Estados Unidos, em São Paulo, o Museu Municipal de Itapetininga e a Pinacoteca Municipal de Sorocaba. Ficou conhecido também por suas obras escultóricas e suas pinturas no estilo Naif.

01-22-2019-inauguracao-pinacoteca-ft-fernando-abreu-019

Sobre a Pinacoteca

O espaço cultural conta com um acervo público com cerca de 60 obras de artes visuais, com trabalhos de artistas da cidade e da região, incluindo aqueles que ganharam prêmios de reconhecimento, como é o caso dos vencedores do Prêmio de Artes Visuais “Flávio Gagliardi”. Além disso, o local abriga esculturas, fotografias, desenhos e gravuras.

A Pinacoteca Municipal está localizada na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, no Jardim Maylasky, em frente à antiga Estação Ferroviária, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Muito mais por Sorocaba!

Compartilhe no Whatsapp