Descida revela a vida e a qualidade da água do Rio Sorocaba

25/3/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Durante o trajeto, era possível ver a natureza revelada com a presença de aves, peixes e até capivara

Barcos, canoas, botes e pranchas de stand up paddle fizeram parte do cenário do Rio Sorocaba, na manhã deste sábado (23), na tradicional descida do rio Sorocaba, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba), como parte das comemorações do Dia da Água e o Dia do Rio Sorocaba (22 de março). Dezenas de pessoas participaram, entre elas o grupo de remo Itupararanga Vickings, puderam constatar a presença de vida no rio, como peixes, aves e até uma capivara que mergulhou nas águas com a aproximação da expedição. O prefeito José Crespo fez questão de participar do passeio, que contou ainda com a participação do diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva; o secretário da Sema, Jessé Loures; o secretário de Conservação, Serviços e Obras, Fábio Pilão; e o vereador Wanderley Diogo.
O diretor-geral do Saae, enfatizou o trabalho que a autarquia vem desenvolvendo em prol do Programa Rio Sorocaba 100% despoluído e do futuro aproveitamento da água do Rio Sorocaba. “Hoje, nossa cidade tem 96,45% de esgoto tratado e a água do Rio Sorocaba passará a ser aproveitada em 2020, com o término da construção da Estação de Tratamento de Água do Vitória Régia, isso tudo 20 anos atrás parecia um sonho impossível, mas se torna realidade, graças aos esforços de governos anteriores, encampados pelo atual governo que deu continuidade aos esforços, com grandes obras como a da ETA Vitória Régia e a ampliação da maior Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, a ETE S1, responsável por tratar 40% do esgoto produzido em Sorocaba,” conta Ronald Pereira.
A descida do rio Sorocaba teve início na rua da antiga Usina Cultural, na altura do Corpo de Bombeiros da Avenida Dom Aguirre. O grupo percorreu o trecho entre a Ponte Padre Madureira e a ETE S1 (Av. Quinze de Agosto, 6.614/6.716), próximo ao Parque das Águas, num trajeto de aproximadamente 60 minutos. Adultos, crianças e até uma cadela chamada Branca participaram do passeio, abrilhantado pela manhã ensolarada de outono.
O prefeito José Crespo lembrou a importância da comemoração do Dia Mundial da Água. “Não é apenas um dia de comemoração, mas de reflexão e conscientização do uso da água, que é um bem importantíssimo para a vida, mas não é finita e deve ser preservada”, lembrou.
Já o secretário de Meio Ambiente destacou o trabalho feito pela Sema em prol da natureza que envolve o Rio Sorocaba. “É muito gratificante fazer esse passeio pelas águas do rio Sorocaba e sentir e ver a natureza em seu esplendor.”

 

O RIO SOROCABA

 

Um dos mais importantes rios do Estado de São Paulo, o rio Sorocaba é o principal afluente da margem esquerda do rio Tietê. Possui 180 km de extensão em linha reta e 227 km, considerando seu leito em seu trajeto natural. Além disso, é o mais importante manancial da região, onde 1,2 milhão de pessoas, além das indústrias e agricultura, utilizam suas águas.
É formado pelos rios Sorocabuçu e Sorocamirim, que se encontram no município de Ibiúna e vão se juntando com outras pequenas nascentes até o seu primeiro represamento, dentro dos limites do município de Votorantim, na Represa de Itupararanga. O rio Sorocaba atravessa as cidades de Ibiúna, Votorantim, Sorocaba, Iperó, Boituva, Tatuí, Cerquilho, Jumirim e Laranjal Paulista.

Muito mais por Sorocaba!

Compartilhe no Whatsapp