Agência de Desenvolvimento Econômico Social inaugura nova sede nesta terça-feira

25/3/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Auxiliar o poder público na elaboração e implementação de projetos que contemplem a população. Esse é o objetivo principal da Agência de Desenvolvimento Econômico Social (ADES), entidade que inaugurará sua nova sede na próxima terça-feira (26) em Sorocaba, às 11h. A ADES é a agência que se enquadrou no edital de chamamento da Prefeitura para a qualificação de organização social do esporte.

Segundo o professor Sérgio Paulo de Tarso Domingues, um dos fundadores da ADES e seu diretor-presidente, a entidade irá “ajudar o poder público naquilo que ele tem muitas demandas e não consegue atender, ou por falta de recurso”.

Professor universitário e mestre em educação física, Sérgio aponta que a ADES terá papel de destaque e protagonismo na elaboração de ações de suporte à administração municipal.

“Temos tentado entender quais são essas demandas, como a sociedade tem funcionado e evoluído para que possamos propor projetos para melhor atender o cidadão. Já temos algumas coisas encaminhadas, como o projeto de danças nos centros esportivos para crianças e adolescentes, jazz, sapateado, entre outras possibilidades. Tudo para criar acesso e inclusão social à população a algumas práticas que dificilmente encontraríamos gratuitamente em espaços públicos pelo alto custo que elas representam”.

Já foi implantado o projeto “Mais Ginástica” que acontece em 13 espaços públicos (entre praças e parques) para atender a população nas atividades físicas.

Outro projeto que está sendo desenvolvido pela ADES, aproveitando o conhecimento técnico do seu diretor-presidente, diz respeito à avaliação física móvel que será realizada nos centros esportivos, com a anamnese completa da população que frequenta esses espaços, contemplando a aferição da pressão arterial, avaliação de percentual de gordura e massa muscular, tudo gratuitamente para qualquer pessoa.

Para Simei Lamarca, Secretário de Esportes e Lazer de Sorocaba, e um dos maiores entusiastas de iniciativas como a ADES, a formação e atuação da entidade é algo que deve agregar aos trabalhos já desenvolvidos por sua pasta.

“Quando chamamos a sociedade civil a participar das ações do poder público, abrindo espaços e recebendo suas contribuições, a resposta que esperamos é a da colaboração descompromissada de interesses pessoais, as sugestões de quem pode agir com mais celeridade que o próprio poder público – muitas vezes limitado pela legislação e pela questão orçamentária e financeira – bem como, a visão mais ampla que as organizações e fundações possam ter. Quando a sociedade civil se apresenta de forma a sugerir e apontar projetos e programas a serem implementados em parceria, o acolhimento e respeito é a nossa contrapartida. Sorocaba já construiu um exemplo de sucesso e que serve de referência para todo o Brasil a partir da cultura com a Fundec, responsável pela iniciação musical de milhares de crianças e jovens, agora podemos repetir e ampliar a experiência com a ADES”.

Ainda de acordo com Simei Lamarca, os projetos desenvolvidos pela ADES e que forem aplicados em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer (Semes), deverão beneficiar outras frentes de atuação da administração municipal. “Quando um projeto esportivo é bem-sucedido, temos impacto na saúde, na assistência social, em outras frentes”, destacou o secretário.

A sede da Agência de Desenvolvimento Econômico Social fica na rua Campinas, 110, Jardim Morumbi.

Muito mais por Sorocaba!

Compartilhe no Whatsapp