Sistema de reconhecimento facial no transporte coletivo oferece mais segurança aos idosos

18/3/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Uma nova tecnologia vai garantir mais segurança aos idosos que utilizam o transporte coletivo de Sorocaba. A Urbes – Trânsito e Transportes, implantou um novo sistema para a bilhetagem eletrônica no transporte coletivo municipal chamado de reconhecimento facial. O sistema identificará o passageiro pelo rosto e também vai valer para todos os beneficiários, além do idosos, titulares de cartões eletrônicos expedidos para estudantes e deficientes (beneficiados com redução ou gratuidade).

Para o prefeito José Crespo a medida, mais uma vez, coloca Sorocaba na vanguarda. “ Esta é uma tecnologia utilizada nos países mais desenvolvidos do mundo. Nossa preocupação maior é sempre com a segurança dos usuários”, afirma.

O reconhecimento facial é formado por equipamentos instalados nos ônibus e terminais com o armazenamento dos dados dos usuários (imagens faciais) devidamente cadastrados. A empresa permissionária do transporte coletivo realizará campanha para informar sobre a implantação do sistema com cartazes nos coletivos.

Atualmente os idosos embarcam pela porta traseira do veículo, devido a uma lei de 2012, que permite que as pessoas com idade acima de 60 anos embarquem por ela, onde também é realizado o desembarque.

O presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, ressalta que o sistema também visa a coibição de evasão da tarifa. “ Ao abrir as portas traseiras dos ônibus para o embarque de idosos, outros usuários acabam se aproveitando para embarcar sem o pagamento”, conta. A medida ainda será colocada em votação da Câmara de vereadores. A previsão é que seja em Abril.

Como funciona

Ao ingressar no ônibus e passar o cartão eletrônico, o usuário terá a validação e liberação da catraca. Ao mesmo tempo, imagens faciais suas serão captadas e processadas pelo sistema informatizado.

Se no processamento não for confirmada a similaridade entre as imagens (as feitas no ato e com as do banco de dados), ocorrerá auditoria para inspeção visual e verificação da desconformidade. Configurada alguma irregularidade, o benefício será bloqueado.

 

Compartilhe no Whatsapp