da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Os trabalhos para a implantação do sistema BRT ganharam mais intensidade na avenida Itavuvu. A retirada das interferências da CPFL-Piratininga e do Saae está em ritmo acelerado, dando a oportunidade para iniciarem as obras efetivas do corredor e das estações de terminais do BRT. Máquinas escavam o canteiro central para a retirada das interferências relacionadas à distribuição de água. “A supressão das muitas interferências iniciaram no final de setembro e está cada vez mais veloz”, comemora o secretário da Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Alberto Fioravante.
Nos trechos onde trabalham os tratores e caminhões, os agentes da Urbes – Trânsito e Transportes orientam e sinalizam o trânsito para garantir maior fluidez e gerar o menor impacto possível. Nesta etapa as obras com impacto no trânsito não serão realizadas durante os horários de pico. O cronograma prevê as escavações no canteiro central com a retirada das interferências durante os próximos dois meses, até abril. Na primeira quinzena de fevereiro as obras estão concentradas no trecho onde funcionarão as estações 02 – Pitico, 03 – Lauro Sanches e 04 – Vila Carol.
O sistema BRT vai garantir ônibus mais modernos, confortáveis e que seguirão por corredores exclusivos, garantindo deslocamentos 20% mais rápidos do que os atuais. Os veículos serão esquipados com ar-condicionado, wi-fi gratuito para acesso à internet e as estações de embarque e desembarque no mesmo nível do assoalho dos ônibus garantirão acesso mais fácil rápido e fácil aos passageiros, sem a necessidade de subir ou descer escadas.
O BRT funcionará em conjunto ao modelo atual, permitindo integração aos Terminais Santo Antônio e São Paulo, as seis Áreas de Transferências e a integração temporal entre diferentes linhas com o pagamento de uma única tarifa.