Sorocaba recebe Silvio Barros para a palestra ‘Cidades Inteligentes’

9/1/2019 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Um dos maiores conhecedores sobre Cidades Inteligentes, o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, estará em Sorocaba para uma palestra marcada para o próximo dia 22 de janeiro, às 9h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). O evento deve reunir autoridades da cidade e representantes da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), além de empresários.

Desde o início do seu governo, o prefeito José Crespo vem adotando o conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes), e traçando estratégias para impulsionar o desenvolvimento da cidade, com o uso da tecnologia. Mesmo já sendo considerada uma Smart City, o governo Crespo vem trabalhando para tornar a cidade cem por cento inteligente.

Vale lembrar que, em novembro de 2018, Crespo esteve em Barcelona, na Espanha, participou de um Seminário Internacional sobre Cidades Inteligentes (Smart City Expo World Congress), onde conheceu o palestrante, Silvio Barros e os seus estudos sobre o assunto.  Barcelona é líder nesse movimento que tem como principal destaque o planejamento urbano das cidades com o uso de tecnologias novas e digitais.

Para alinhar os últimos detalhes do evento, o secretário de Comunicação e Eventos da Prefeitura de Sorocaba, jornalista Eloy de Oliveira, se reuniu na última semana com representantes da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), Faculdade de Tecnologia – Fatec, Associação Comercial de Sorocaba (ACSO), Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim) e a Secretária de Planejamento e Projetos (Seplan), Miriam Zacarelli.

Segundo Eloy, “este encontro é mais um passo importante para concluirmos o plano do governo José Crespo para tornar Sorocaba uma cidade totalmente inteligente. Essa palestra foi planejada para fortalecermos as parcerias entre os setores público e privado, e desenvolvermos novas ações para entrarem em prática no município”, comentou o secretário.

Para participar do evento basta se cadastrar pelo site http://www.acso.com.br/palestras.

01-04-2019-reuniao-smart-city-ft-fernando-abreu-0101

Sobre o palestrante

O palestrante Silvio Barros é engenheiro civil, com especialização em engenharia sanitária e ambiental. Foi prefeito da cidade de Maringá – PR, por duas gestões, quando desenvolveu uma parceria com a sociedade civil organizada, no planejamento e administração da cidade. Foi também Secretário de Planejamento e Coordenação Geral, e de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná. Atualmente, é diretor-presidente da Solução Consultoria.

Sorocaba inteligente

Em julho de 2018, Sorocaba foi eleita uma das três cidades do país a fazer parte do projeto Fab City pelo Instituto de Arquitetura Avançada da Catalunha, Centro MIT para Bits e Átomos e a Fundação Fab, instituições internacionais que formam o Grupo Fab City. Além de Sorocaba, fazem parte desse seleto grupo as cidades de Curitiba e Belo Horizonte.

Outro indicador divulgado em setembro do ano passado, pela conceituada empresa de consultoria Urban Systems, destacou que Sorocaba subiu 18 posições, isso no período de apenas um ano e, agora, ocupa o 42º lugar no ranking que avalia as cidades mais conectadas do país, o Connected Smart Cities 2018.

E, mais recentemente, dia 14 de novembro de 2018, o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos), de Sorocaba, foi classificado entre os cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo. A classificação ocorreu justamente durante o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha.

Muito Mais Por Sorocaba!

Compartilhe no Whatsapp