da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
O Procon Sorocaba, órgão ligado a Secretaria de Gabinete Central (SGC), da Prefeitura de Sorocaba, lançou na manhã desta terça-feira (11), no Salão de Vidro do Paço Municipal, a campanha ‘Empresa Amiga do Consumidor’. Durante o evento, seis empresas – Padaria Real, Rede Bom Lugar, CPFL, Claro, Sorocred e Itaú -, que atuam em Sorocaba, receberam o “Selo” de certificação do Procon Sorocaba, que poderá ser exibida no próprio estabelecimento -, como forma de reconhecer as empresas que se empenham em prestar um bom atendimento a seus clientes, seja pelo atendimento eficaz, pelo respeito à legislação e pelo engajamento na solução de conflitos.
Na semana passada, o Procon promoveu uma capacitação para 120 funcionários dessas seis empresas, com a finalidade de premiar com a concessão de um selo os fornecedores que comprovadamente prestam um bom atendimento ao consumidor. As empresas que atingiram os quesitos mínimos foram congratuladas com um certificado.
Em 01 de outubro de 2018, foi publicada a Lei n.º 11.799 que instituiu a Campanha Empresa Amiga do Consumidor. A campanha consiste na congratulação às empresas que tem como requisitos a obediência aos preceitos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), respeitos às solicitações dos órgãos de proteção ao consumidor e no atendimento às questões gerais e relativas ao nicho em que a empresa ou prestador de serviço pertence e a disponibilização de representantes nas empresas, quais serão treinados pelo Procon Sorocaba, para tratamento imediato de demandas de consumidores, durante todo o horário de expediente das empresas.
Pedro César, diretor da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), parabenizou a Prefeitura e o Procon pela iniciativa. “Nós conhecemos a seriedade do órgão e essa iniciativa vai, com certeza, estimular a relação de outras empresas com a cidade”, afirmou.
O secretário de Gabinete Central, Eric Vieira, disse que se sentia orgulhoso por entregar os selos as seis empresas selecionadas. “Eu tenho certeza que esse reconhecimento vai agregar muito às marcas que essas empresas já construíram na nossa cidade. Quero, torço para que continuem construindo a história junto com a gente”, comentou o secretário.
O superintendente do Procon Sorocaba, Laerte Molleta, agradeceu ao prefeito José Crespo, representado na ocasião pelo chefe do Gabinete do Poder Executivo, Alexandre Robim, pelo empenho em dar autonomia ao orgão. “Se não fosse o trabalho duro do nosso prefeito, esse selo não existiria e nós somos imensamente gratos ao prefeito por sempre estar disponível para ajudar nas questões do orgão de defesa do consumidor”, disse Laerte.
“Criar o selo ‘Empresa Amiga do Consumidor’ tem o objetivo duplo, uma vez que servirá para dar reconhecimento às melhorias implementadas pelas empresas, e, estimular a ação dos consumidores na garantia da efetivação de seus direitos”, explicou Alexandre Robim, chefe de Gabinete do Poder Executivo.
Vale lembrar que não houve premiação em dinheiro, assim como não haverá concessão de benefício ou isenção fiscal aos fornecedores. O selo terá validade de um ano e poderá ser concedido nos anos seguintes, desde que, haja o recadastramento e que a empresa atinja os requisitos mínimos.
#MuitoMaisPorSorocaba