Sorocaba tem a 2ª melhor Limpeza Pública entre as 10 maiores do Estado

28/11/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

O serviço fechou o terceiro trimestre deste ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 91% dos entrevistados, segundo levantamento do Indsat

A vice-liderança de Sorocaba no ranking de Limpeza Pública parece ter se concretizado. Pela terceira vez consecutiva, a cidade ocupa a 2ª posição do grupo entre as 10 maiores cidades do Estado, segundo levantamento realizado pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat). O serviço prestado conquistou 709 pontos, considerado “Alto Grau de Satisfação” neste 3º trimestre. O serviço de limpeza pública em Sorocaba fechou o terceiro trimestre deste ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 91% dos entrevistados.

A cidade está atrás somente de São José dos Campos, que recebeu 722 pontos. Na 3ª posição está Santo André, com 648 pontos e Grau Médio de Satisfação. Campinas fechou na 4ª colocação, com 642 pontos e São Paulo é a 5ª colocada, com 597 pontos.

O Alto Grau de Satisfação é atribuído aos municípios que registram entre 650 e 799 pontos. A Limpeza Pública recebeu Grau Médio de Satisfação em dois levantamentos realizados em 2017. No entanto, a cidade alcançou 660 pontos no 3º trimestre do ano passado e chegou a receber Alto Grau de Satisfação.

Os altos índices voltaram a ser registrados no 1º trimestre de 2018, quando a limpeza registrou 676 pontos. A pontuação cresceu para 682 pontos no 2º trimestre e alcançou seu maior índice no atual 3º trimestre.

O levantamento também mostrou o perfil dos entrevistados mais satisfeitos com a Limpeza Pública de Sorocaba. Quando apenas a faixa etária é levada em conta, moradores que possuem entre 16 e 30 anos são os que mais aprovam o serviço. Ao analisar somente a escolaridade dos entrevistados, sorocabanos com Ensino Superior são os mais satisfeitos.

Para calcular o grau de satisfação de 16 serviços públicos, a Indsat possui uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.

91% avaliação de “ótima boa e regular”

Do total de entrevistados em Sorocaba, 64% disseram que a Limpeza Pública está “ótima” ou “boa” e 27% responderam que está “regular”. A reprovação foi de 9%.

Além das 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, os 15 maiores municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e 12 cidades pertencentes ao Aglomerado Urbano Piracicaba também fazem parte da cobertura trimestral da Indsat.

Investimento e qualidade de vida

O prefeito José Crespo, desde que assumiu o governo, no início do ano passado, intensificou as ações e investimentos voltados à qualidade de vida dos sorocabanos. E tais ações desenvolvidas na atual administração certamente contribuíram para este resultado, entre elas, está a implantação do programa, ‘Cidade Bonita’, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas que atende aproximadamente 100 áreas por mês. Outro grande projeto que fez diferença na limpeza pública foi a ‘Conteinerização’, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

As ações não param por ai, no fim de 2017 foi implantada a ‘Varrição Mecanizada’, uma máquina de varrição mecânica, que garante maior produtividade na limpeza em vias extensas com uma capacidade de varrição de até 650 km mensais, auxiliando os varredores que, em dupla, varrem em média 100 km. Também foram intensificados os projetos advindos de gestões anteriores, dentre eles, a ‘Coleta Domiciliar’ que atende 100% do município e a ‘Coleta Hospitalar’, que atende em média 900 pontos cadastrados, entre hospitais conveniados com o SUS e clínicas conforme solicitação. Também são realizadas a varrição de ruas, avenidas, praças, parques e feiras, catação de canteiros, limpeza e conservação de sanitários, e lavagem de ruas e avenidas.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Sesan trabalha com uma equipe de 6 funcionários que fazem a gestão destes projetos e também fiscalizam todos os procedimentos, o que assegura a qualidade dos serviços. Além disso, contam com monitoramentos por câmeras de segurança.

“Esse resultado reflete a eficiência dos serviços prestados e a população, por outro lado, tem demonstrado o reconhecimento. Estamos cumprindo nosso compromisso de campanha, que é o de trabalhar intensamente por tornar Sorocaba uma cidade com melhor qualidade de vida, com geração de emprego e com mais justiça social”, destacou o prefeito José Crespo.

Esse resultado, ainda segundo o prefeito, demonstra muito empenho desta equipe. “Estamos, cada vez mais, investindo sem parar, no aprimoramento, expansão e inovação na área de Resíduos Sólidos Urbanos”, disse

A Prefeitura continua contando com a colaboração da população para que não jogue lixos nas ruas e ajude a manter a cidade limpa, para que este resultado não seja apenas um número, mas sim, uma cidade cada vez mais limpa e agradável aos moradores. Os cidadãos que quiserem entrar em contato com a Sesan, para informar locais com acumulo de lixo ou solicitar algum serviço, podem ligar para o número 156, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Compartilhe no Whatsapp