Mais de 300 pessoas concorrem às vagas para cursos profissionalizantes da Uniten

7/11/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

dsc7199

Mais de 300 pessoas que estão em busca de uma qualificação profissional se inscreveram na manhã desta terça-feira (06) para as vagas disponíveis nos cursos gratuitos abertos pela Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), ligada à Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda (Sedeter), da Prefeitura de Sorocaba. Os cursos serão realizados em parceria com a TT Steel do Brasil, Plastic Omnium e da Vezo – Instituto de Moda.

Nesta edição, foram disponibilizadas 100 vagas, sendo 20 para Operador de Empilhadeira, 20 para Metrologia/Leitura e Interpretação de Desenho Mecânico e 60 para Noções Básicas em Reparos de Costura.

Rodrigo Ferreira, de 36 anos, foi o primeiro a chegar, às 18h da tarde de segunda-feira (05), permanecendo cerca de 15 horas na fila, até a abertura dos portões. “O curso é muito concorrido, eu já tentei outras vezes, mas cheguei muito tarde e não consegui, por isso hoje eu me preveni”, conta Ferreira, que está desempregado há 3 anos e busca uma colocação dentro da área industrial.

Outro que chegou cedo para se inscrever nos cursos da Uniten foi Walter Rodrigues, de 40 anos, que, mesmo chegando às 2 horas da madrugada desta terça-feira enfrentou com fé as 60 pessoas que já estavam a sua frente. “Eu estou desempregado há 6 meses, e desde então fui procurar emprego e qualificações, pois não posso ficar sem trabalhar, eu sou casado, tenho filhos para pagar pensão, então, acredito que com algum curso da Uniten eu possa estar mais preparado e conseguir não só um trabalho, mas condições melhores dentro dele”, contou Walter.

De acordo com Rodrigo César de Oliveira, Chefe da Seção de Qualificação e Requalificação Profissional da Sedeter, a área de Operador de Empilhadeira é uma dos mais requisitadas pelas empresas e, consequentemente, um dos cursos mais procurados. “Por conta disso, esses cursos acabam atraindo mais homens e também mulheres”, explica Rodrigo.

Esse é o caso da Karina Aparecida, de 34 anos, que está desempregada há 3 anos. “Eu quero voltar para a área da indústria, já trabalhei com logística, mas quero ser efetivada, por isso eu vim buscar o curso da Uniten”, declarou.

As aulas para os cursos terão início gradativamente na própria sede da Uniten (Vila Barão), e os candidatos que foram classificados não poderão ter nenhuma falta durante o curso correndo o risco da perda da certificação.

A Uniten está localizada à Av. Gal. Osório, 1.040, Altos do Trujillo, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações sobre os cursos podem ser conferidas no site www.sorocaba.sp.gov.br/uniten ou pelos telefones (15) 3316-1634 e 3316-1636.

Compartilhe no Whatsapp