Secretaria da Educação oferece oficinas sobre ‘Histórias Brincantes’

29/10/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

hitorias-brincantes-8

A Secretaria da Educação oferece oficinas para profissionais da Educação da rede municipal sobre ‘Histórias Brincantes’. As formações são disponibilizadas pela gestora de desenvolvimento educacional, Leila Regina Oliveira Chinelatto, e a professora de Educação Infantil, Soraia Uno.

O projeto visa apresentar aos profissionais da rede municipal, estratégias para utilizar-se de narrativas de tradição oral, contação de história de forma lúdica, dinâmica e musical. A gestora Leila explica que a formação traz diversos benefícios às execuções em sala de aula. “As narrativas de tradição oral fazem parte da nossa cultura e devem ser estimuladas de forma lúdica e prazerosa entre os estudantes, e para tanto, propõem neste projeto um repertório baseado em vivências de sala de aula com muita música para movimentação corporal, brincadeiras cantadas e liberdade para soltar a imaginação”, disse a gestora.

Além das formações feitas no Centro de Referência em Educação (CRE), a dupla realiza ações diretamente nas escolas e também em Centro de Convivência de Idosos, bibliotecas, hospitais, entre outros. Após várias atividades, elas criaram a ‘Cia Contandinho – Contando e cantando histórias’ e realizam diversas ações culturais de maneira voluntária.

Os encontros formativos são regados de muita animação e conhecimento. Leila explica que para adquirir o aprendizado de maneira integral que o projeto oferece é preciso se soltar. “As narrativas são como pontes entre o consciente e o inconsciente, quando contamos histórias, abrimos a janela do imaginário de todos que se entregam para o grande momento do era uma vez”, disse a gestora.

 

Compartilhe no Whatsapp