da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Na manhã desta terça-feira (18), as crianças do Clubinho do Refúgio participaram de uma programação especial para celebrar o Dia da Árvore (21 de setembro). Numa das atividades desenvolvidas, eles montaram uma árvore artística que foi deixada na Associação Nova Geração, sede do projeto que eles participam.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade fez parte da programação da Semana da Árvore 2018. De acordo com o secretário da Sema, Jessé Loures, o intuito da programação é envolver toda a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores e da arborização da área urbana da cidade.
Para criar a árvore, cada criança desenhou sua mãozinha numa folha de papel e coloram na parede de uma das salas da sede do projeto, imitando a copa.
Antes da oficina artística, eles também participaram de um bate-papo sobre o tema. “Nós conversamos sobre a importância das árvores para o meio ambiente e suas funções e convidamos eles a serem os protetores das árvores”, contou a educadora da Sema, Viviane Rachid.
As árvores são as responsáveis por regular a temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos, absorvem ruídos, reduzem a circulação do vento, controlam a erosão do solo, renovam o oxigênio do ar e filtram as partículas sólidas em suspensão provenientes de agentes poluidores.
Sobre o clubinho
O Clubinho do Refúgio é formado por crianças que participam da Associação Nova Geração localizada no bairro Refúgio. Durante todo o ano, às terças-feiras, elas se reúnem o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e participam de atividades que reforçam a importância da conservação natureza, fomentando a sensibilização nos pequenos, além de estreitar as relações sociais e formar agentes multiplicadores das questões ambientais.
O Parque da Água Vermelha está localizado na rua România, 150, no Jardim Europa. Mais informações pelo e-mail parquedaaguavermelha@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone (15) 3221.6643. A entrada é gratuita.