Profissionais da rede municipal tem à disposição conteúdo on-line de Educação Ambiental

5/9/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Desde 2017, a Prefeitura de Sorocaba disponibiliza um conteúdo de formação na área de educação ambiental no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) a cerca de 6 mil servidores públicos, entre professores, diretores, vice-diretores, supervisores de ensino, orientadores pedagógicos, auxiliares de educação, entre outros profissionais da rede municipal de ensino. A formação permite que os funcionários acessem este conteúdo 24 horas por dia, de qualquer lugar, utilizando login e senha.

O benefício é oferecido pela Prefeitura de Sorocaba graças a uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e a Secretaria da Educação (Sedu). “O nosso objetivo é que os profissionais da educação avancem ainda mais o conhecimento na área ambiental e repliquem o conteúdo em sala de aula”, explica o secretário da Sema, Jessé Loures. Atualmente a rede municipal conta com 55 mil alunos de 148 escolas.

De acordo com a Sema, o objetivo desta capacitação gratuita é explorar os âmbitos cultural, social e ambiental do município, para possibilitar, de modo intersetorial, o direito a uma educação que promova as múltiplas dimensões da formação humana e vislumbre as diferentes características dos alunos e de suas múltiplas linguagens possibilitando um desenvolvimento pleno. A formação se dá com a discussão a respeito do pensamento científico associado a temas, como princípios e reflexões sobre educação ambiental, sustentabilidade, arborização urbana, entre outros.

O conteúdo está inserido no Suporte Pedagógico do AVA. Acessando, os profissionais poderão realizar uma visita virtual no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e conferir 15 vídeos de alguns animais que habitam o local, como o tatu-galinha, jararaca, papagaio, iguana, sucuri, entre outros. Também há vídeos do Parque da Biquinha e do Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira”, com técnicos da Sema apresentando os espaços ecológicos e as curiosidades.

Os professores também podem ter acesso a cinco publicações na área de Educação Ambiental, como a Série “Sorocaba Sustentável” – Volume “Asas da cidade” (2016), “Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade: pesquisas e perspectivas futuras” (2015), “Biodiversidade do Município de Sorocaba” (2014), “Conectando peixes, rios e pessoas: como o homem se relaciona com os rios e com a migração dos peixes” (2014) e “Jardins que fazem a cidade de Sorocaba” (2014). A plataforma digital também possui artigos, textos informativos e sugestões de atividades de educação ambiental, biodiversidade, sustentabilidade, entre outros.

Compartilhe no Whatsapp