Campanha contra Hepatite C realiza 275 exames no centro de Sorocaba

30/7/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

 

O número de pessoas que fez o teste foi acima do esperado, segundo a coordenadora da campanha. Ônibus Rosa também fez atendimentos na praça. 

A Secretaria da Sáude de Sorocaba (SES), por meio do Programa Municipal de IST/HIV/AIDS/Hepatites Virais, promoveu neste sábado (28), na Praça Coronel Fernando Prestes, centro da cidade, um mutirão de testes visando conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra as hepatites virais, dentro da Campanha Julho Amarelo.

Das 9h às 15h, 275 pessoas entre homens e mulheres aproveitaram para fazer o teste de Hepatite C na tenda montada pela secretaria.  Desse total, apenas 3 tiveram resultado positivo para a doença e receberam orientação a procurar um atendimento médico. Ainda como parte da Campanha, a equipe da secretaria da Saúde – com médicos, enfermeiros e agentes de saúde -, fez a distribuição de preservativos e orientou o público sobre a doença, que é silenciosa e normalmente não apresenta sintomas.

Uma moradora da Zona Norte de Sorocaba, que preferiu não se identificar, ficou satisfeita com o teste. “Foi uma oportunidade que a gente teve para saber se tem a doença ou não. Eu não pensei que fosse tão rápido”,  completou aliviada ao saber que seu exame tinha dado negativo.

Os testes realizados na praça central de Sorocaba foram feitos de forma rápida e precisa.  Cada pessoa interessada no teste respondeu a um questionário com perguntas se havia feito cirurgia, se tinha passado por transfusão de sangue, se compartilhava seringas e alicates de unha, entre outras.  Dali para o teste, feito com apenas uma gota de sangue da ponta do dedo, e para o resultado não passou de 20 minutos, tempo precioso pra saber se estava ou não com o vírus da Hepatite C e receber o devido encaminhamento.

De acordo com a organizadora da campanha e coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Helena Solla, o número de pessoas que fez o teste foi acima do esperado, surpreendendo a equipe. Ainda de acordo com Helena, o enfoque da campanha neste ano está sendo o exame da Hepatite C para que as pessoas tenham se testado ao menos uma vez na vida, especialmente aos homens maiores de 40 anos. “A intenção foi levar conhecimento à população através de informações sobre esse agravo pouco abordado no cotidiano”, explicou Helena.

A doença

De acordo com dados do Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial, seja portadora de hepatite C crônica.

O Ministério da Saúde alerta que é essencial evitar que a doença evolua para uma situação grave, pela falta de diagnóstico ou diagnóstico tardio quando a doença já está em estado avançado.

Existem vários tipos de Hepatites, mas a Hepatite C é a mais letal. A cada 4 pessoas que morrem de hepatites diversas, 3 óbitos são por Hepatite C. Os dados nacionais mostram que a Hepatite C mata mais que tuberculose e AIDS. 75% das pessoas que têm contato com o vírus da Hepatite C podem se tornar doentes crônicos e parte desses pode evoluir para câncer ou cirrose.

A maioria das pessoas não apresenta sintomas da hepatite viral, mas em alguns casos, na forma aguda da infecção, pode haver cansaço, tontura, perda de apetite, enjoo, vômito, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura ou fezes claras. A maioria desses sintomas surgem em outras doenças também, o que pode confundir com outros diagnósticos ou simplesmente passar despercebido. É importante lembrar que apesar de não existir vacina, a Hepatite C tem cura quando diagnosticada oportunamente.

Ônibus Rosa na Praça

 

O Ônibus Rosa, unidade móvel da Secretaria da Saúde de Sorocaba, também ficou à disposição das mulheres na Praça Coronel Fernando Prestes, durante a campanha contra a Hepatite C.

De acordo com a enfermeira responsável pelos exames, Edneide Batista, 22 mulheres passaram por atendimento com a coleta do exame Papanicolau (detecção do câncer do colo do útero), testes de gravidez, coleta de citologia de mama e pedidos para exames de mamografia, além de orientações sobre planejamento familiar.

As mulheres atendidas foram orientadas a procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de suas residências para receber o resultado dos exames e saber a data para as mamografias.

Para ser atendida é necessário levar um documento de identidade, o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão da Unidade Básica de Saúde (UBS), para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Compartilhe no Whatsapp