Cerejeiras são plantadas para comemorar 110 anos da imigração japonesa

25/6/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

Em um clima agradável da manhã deste sábado (23), uma solenidade no Parque Kasato Maru comemorou os 110 anos da imigração japonesa. A cerimônia foi organizada pela Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (SEMA) e pela União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba Ucens.
Desde bem cedo, a equipe da Sema ajudou nos últimos detalhes do evento que contou com a presença do secretário, Jessé Loures. “ Para mim é uma felicidade estar comemorando os 110 anos desta colônia. Desde que assumi esta pasta, o prefeito José Crespo me propôs ao que estava disposto a fazer: Políticas Públicas com o comprometimento nas questões ambientais. Nós temos o compromisso de cuidar deste Parque, ainda mais agora”, ressaltou ele.
A partir de agora, certamente a equipe da Sema terá mais atenção para o local, tudo isso porque na ocasião também foram plantadas 110 mudas de cerejeiras (espécie Asiática) que dará mais cor e embelezará ainda mais o canteiro central da avenida Professor Arthur Fonseca.
“ São pouquíssimas cerejeiras que temos em Sorocaba, infelizmente. Aqui no Parque só tem uma, agora serão mais 110 e com a ajuda da Sema, que terá um cuidado especial que elas necessitam, tenho certeza que o local ficará ainda mais encantador”, contou Roberto Matsushima- presidente da Ucens.
Representando o prefeito José Crespo que não pode estar no evento, o secretário Alexandre Robim (Chefe de Gabinete), falou da importância dos japoneses em Sorocaba e parabenizou as cerca de 2,5 mil famílias que vivem aqui. “ Trago aqui um abraço do nosso prefeito que tem um carinho especial por vocês, desde que ele viveu no Japão por um tempo, ele aprendeu a admirar ainda mais o povo e a cultura. Nosso compromisso será de sempre de valorizar e ampliar a cultura japonesa dentro da nossa cidade”, disse Robim.
A cerimônia também contou com o hasteamento das bandeiras do Japão, Brasil e de Sorocaba e de apresentações musicais. Inaugurado em 2008, o parque recebeu o nome em homenagem a chegada do navio Kasato Maru com os imigrantes japoneses, em 18 de junho de 1908, no porto de Santos (SP), e abriga os principais elementos de um característico jardim japonês como o Taiko Bashi, um lago, a Sakura e o Tori.

Desde sua inauguração vem sediando a Festa da Colônia Japonesa de Sorocaba, um evento beneficente organizado pela Ucens, com a participação de barracas de entidades assistenciais da cidade, com comidas típicas e produtos japoneses.Este ano o evento trará novidades e está marcado para o dia 28 e 29 de julho. Também estiveram presentes na solenidade o vereador Vanderlei Diogo e o deputado federal Vitor Lippi.

Compartilhe no Whatsapp