Vice-prefeita e secretários buscam recursos para restauro da G. Otelo

21/5/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba 

A vice-prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, esteve sexta-feira (18), acompanhada pelo secretário de Cultura do Município, Werinton Kermes, e do presidente do Parque Tecnológico (PTS), Roberto Freitas, na Representação Regional no Estado de São Paulo do Ministério da Cultura, na capital, onde se reuniram com o chefe da representação regional, Nello Rodolpho Giongo Filho, e também com o secretário de Justiça do Estado, Luiz Souto Madureira. Na pauta, a busca por orientação e esclarecimentos em torno da viabilização de recursos através de projetos elaborados por meio da Lei Rouanet e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), para possível restauro de um dos mais importantes prédios históricos da cidade, atualmente pertencente ao Governo do Estado, onde funcionava a Oficina Grande Otelo, localizada na praça Frei Baraúna.

Durante o encontro, a vice-prefeita, representando o prefeito José Crespo, destacou a situação do imóvel, que atualmente pertence ao Estado, e que se encontra em situação de abandono e deteriorado. “O governo Municipal tem a intenção de requisitar o prédio, para posterior utilização e realização de eventos e projetos culturais, mas para isso precisamos de verba para o seu restauro. Por isso, nos reunimos tanto com o secretário da Justiça do Estado, Luiz Souto Madureira e com o representante do Ministério da Cultura, para que possamos agilizar o processo de aquisição do imóvel, mas tendo verba para que possamos realizar as obras necessárias para que esse importante prédio histórico volte a abrigar e disponibilizar à sociedade eventos e projetos culturais. E também garantir a segurança de moradores próximos já que o local está abandonado”, disse a vice-prefeita.

O presidente do Parque Tecnológico, Roberto Freitas, e o secretário de Cultura, Werinton Kermes, se dispuseram a elaborar projetos que possam captar recursos nesse sentido, assim como solicitar ao governo do Estado maior agilidade na concessão do Termo de Permissão de Uso (TPU) do prédio. Tanto do secretário de Estado da Justiça como o representante do Ministério da Cultura se dispuseram a colaborar com o município.

 

Compartilhe no Whatsapp