Inscrições abertas para o 4º Festival de Robótica de Sorocaba

16/5/2018 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa de Inova Sorocaba 

Visando o constante incentivo aos projetos de inovação, o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Viamaker Education Brasil lançam neste mês a edição 2018 do Festival de Robótica, evento que visa disseminar conhecimentos sobre ciências, tecnologia, matemática e engenharia entre os estudantes da região e interessados no assunto.

O Festival de Robótica vai reunir estudantes, profissionais e toda a comunidade em palestras e atividades que estimulem as habilidades de raciocínio, resolução de problemas, comunicação e trabalho em equipe.

Entre as atividades do evento está um torneio de robôs. As escolas públicas e particulares da região interessadas em inscrever seus alunos para a competição entre robôs devem realizar o cadastro das equipes, gratuitamente, até o dia 31 de maio pelo site www.festivalderobotica.com.br. São esperadas 40 equipes do Ensino Fundamental I e 40 do Ensino Fundamental II.

Após o término das inscrições, os estudantes receberão uma sugestão do modelo de robô que poderá ser montado para a competição. Este modelo poderá ser adaptado de acordo com os interesses de cada equipe, mas sempre seguindo os critérios apresentados pela organização.

No dia do evento as equipes serão informadas sobre o desafio que terão que cumprir nos chamados ‘tapetes de missões’ e terão um tempo dedicado para o treino e programação dos robôs. As equipes vencedoras serão premiadas com kits Lego Education.

Os estudantes de hoje precisam desenvolver esse conhecimento para navegar em ambientes complexos de vida e trabalho, conseguindo se adaptar às diferentes rotinas, tendo iniciativa e responsabilidade. Um evento desse porte tem o objetivo de proporcionar tudo isso aos jovens, visando contribuir com seu futuro profissional e pessoal”, disse o gerente de Novos Negócios da Viamaker, Ivan Ipólyto.

 

O Festival

Em 2017, o evento recebeu quase 8 mil visitantes vindos de Sorocaba e cidades vizinhas, além de Campinas, Piracicaba, Jundiaí, São José do Rio Preto e Grande São Paulo. Neste ano, o festival acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), e deve reunir cerca de 15 mil visitantes com entrada solidária, mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível. Toda a arrecadação será encaminhada para o Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba.

Além do torneio de robótica, a programação prevê também palestras sobre temas diversos, show de talentos, exposição temática da NASA e seminários sobre profissões, entre outras atividades. A programação completa será divulgada na véspera do festival.

Este é mais um importante passo da cidade de Sorocaba para incentivar a inovação entre os jovens. A vivência durante os torneios, o contato com profissionais nas palestras e a interação entre os visitantes vão garantir a ampliação do conhecimento e despertar o surgimento de novos engenheiros”, destaca Nelson Cancellara, diretor executivo da Inova Sorocaba, gestora do Parque Tecnológico de Sorocaba.

O Presidente do PTS, Roberto Freitas, completa falando sobre a importância da formação dos jovens na área da inovação e tecnologia. “Em nosso plano de trabalho temos uma atenção especial na formação de crianças e jovens e esse festival vem contribuir grandiosamente para isso em nossa região. Para nós, ver mais de 5 mil crianças envolvidas com a inovação em projetos tão peculiares é sensacional”, disse Roberto.

 

Serviço – Inscrições para o campeonato entre robôs

Até 31 de maio, pelo site www.festivalderobotica.com.br.

Mais informações pelo telefone (15) 3416-6160.

Contato para imprensa

OS2 Comunicação

Jornalista responsável: Thaís da Silveira

Atendimento: Tatiana Vitorelli

Telefones: (15) 3318-1922 / (12) 99198-4211

e-mail: tatiana@os2comunicacao.com.br

 

Compartilhe no Whatsapp