da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Um grupo com cerca de 50 profissionais que trabalha no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e na Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) recolheu aproximadamente três mil litros de lixo das margens do rio Sorocaba, entre às 9h e às 10h30 do sábado (17). O ato, com o nome Caminhada Ecológica, foi mais uma das atividades promovidas neste mês de março, em comemoração ao Dia da Água, celebrado em 22 de março. Para a Caminhada Ecológica, o Saae e a Sema convidaram os seus colaboradores que tivessem interesse a fazer a coleta voluntariamente.
O lixo começou a ser recolhido na Praça da Biodiversidade. Depois o grupo dividiu-se em duas equipes, uma percorrendo a margem do rio pela avenida XV de Agosto e a outra, pela margem na avenida Dom Aguirre, até a ponte Luiz Francisco Damian. Durante os trabalhos, o secretário de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Jessé Loures, dirigiu-se a algumas pessoas que estavam curiosas no ponto de ônibus, para explicar a importância de conscientizar a sociedade a não descartar o lixo em locais inadequados, também como forma de contribuir para a preservação do meio ambiente. O diretor-geral do Saae, Ronald Pereira da Silva, chama a atenção para que eventos como esse, além de mostrar na prática o desrespeito que alguns ainda têm com o rio Sorocaba, ainda leva a sociedade à reflexão.
Entre o material retirado estavam extintor, fralda, pneu, luz negra tubular, garrafas de vidro de bebidas alcoólicas, garrafas pet, espuma de colchão, extintor, sapato e roupas. Também foi recolhido muito papel e plásticos pequenos, como embalagens por exemplo, demonstrando que o que é jogado pelas ruas, acaba indo parar nas margens de rios e córregos. Equipes da Urbes Trânsito e Transportes apoiaram a Caminhada Ecológica, monitorando o trânsito de veículos durante as travessias das equipes por ruas e avenidas.