da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Igualdade e Assistência Social (SIAS), e a Universidade de Sorocaba –UNISO, começaram, neste sábado (17), um projeto de assistência aos idosos com o objetivo de garantir oportunidades concretas de saúde física e metal, lazer e socialização, de tal forma que se proporcione um ambiente de convivência mais dinâmico, criativo e produtivo nesta fase, pela qual todos devem passar dignamente. O projeto faz parte das atividades de prática do curso de Terapia Ocupacional e teve início na Vila Dignidade, conjunto habitacional voltado para idosos.
A responsável pelo acompanhamento e supervisão da prática é a professora do curso de Terapia Ocupacional da UNISO Síbila Floriano Landim, que leciona a disciplina de “Práticas em Terapia Ocupacional 3” e acompanhará 15 alunos, sendo 13 do curso de Terapia Ocupacional e 2 do curso de fisioterapia, que desempenharão suas atividades, a partir de agora, todos os sábados.
A ação busca formas para integrar os saberes de diversas áreas com a qualidade nos serviços ofertados, além do aprendizado dos profissionais e alunos envolvidos. A professora destaca ainda que os objetivos que se pretende alcançar com os alunos são: proporcionar a reflexão sobre o processo do envelhecimento saudável, a aquisição de habilidades sobre anamnese e avaliação sistemática na área da gerontologia e a capacidade para desenvolverem um plano de ação, focando as condutas de atendimento voltadas para a população idosa.
O trabalho que também pretende-se construir com os idosos é o de levantar as demandas individuais e coletivas de cada um deles, promover atividades sociais, culturais, de convivência expressivas, corporais e de lazer significativo aos moradores, possibilitando a expressão e elaboração de conflitos internos, favorecendo o convívio, relações interpessoais e sociais e integrar o idoso à sua própria comunidade, tornando-a o mais independente possível.