da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Mais de 70 agentes comunitários de Saúde (ACS) iniciaram nesta terça-feira (07), no Curso de Formação Técnica que tem duração de 6 meses e será realizado nas UBSs Wanel Ville e Escola. As aulas foram realizadas por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), Departamento Regional de Saúde (DRS) e Centro Formador de Pessoal Para a Saúde (CEFOR-SP).
A formação possui no total 400 horas e terá uma aula prática e uma teórica por semana, abordando temas referentes à saúde pública, acolhimento, humanização, programas, grupos, visita domiciliar, atribuições de toda a equipe, promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outros. Os instrutores do curso são profissionais da rede pública municipal de saúde com coordenação da cirurgiã-dentista, Jéssica Daniela Pacheco Flumignan Diniz, e pela enfermeira Jéssica Maciel Frota Pinto.
Além de visar a formação técnica dos ACSs, a iniciativa também contribui para o fortalecimento da atenção básica, aperfeiçoando o trabalho desenvolvido pela Estratégia de Saúde da Família, de acordo com orientação do Ministério da Saúde.
A inserção do Agente Comunitário de Saúde na saúde pública tem como objetivo buscar alternativas para melhorar as condições de saúde de suas comunidades. É uma categoria de trabalhadores, formada pela e para a própria sociedade, atuando e fazendo parte da saúde prestada nas localidades. Os ACS tem um papel muito importante no acolhimento, pois é membro da equipe que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, propiciando o contato direto com a equipe.