da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Com o intuito de alertar a população sobre a importância da segurança das crianças nos veículos, a Urbes – Trânsito e Transportes realizou na tarde desta quarta-feira (25) uma palestra da Campanha “Meu Tesouro, Meu Bebê” na Unidade de Saúde da Família (USF) Cajuru.
No bate-papo, o agente educador da Urbes falou sobre a importância do uso do dispositivo de segurança correto para as crianças, conforme a sua idade, peso e altura, para que as crianças deixem de ser vítimas fatais em acidentes pelo não uso da cadeirinha.
A palestra também tratou da importância das mulheres grávidas seguirem algumas orientações ao entrar num veículo, como, por exemplo, usar apenas cinto de segurança de 3 pontos, manter uma distância mínima entre a barriga e o volante, e quando a barriga estiver muito grande a recomendação é que ela pare de dirigir.
Outro assunto abordado na atividade de Educação para o Trânsito da Urbes foi o cuidado com a criança na motocicleta. Apenas crianças a partir de 7 anos de idade podem estar em garupa de moto, desde que tenha condições de alcançar a pedaleira de apoio da moto e segurar-se no condutor. Além disso, capacete bem preso e a viseira fechada são itens obrigatórios.
Quem aproveitou a oportunidade oferecida pela Urbes foi a desempregada Ana Paula Farias dos Santos, moradora do bairro Cajuru. Mãe de uma criança de 2 meses e outra de 4 anos, ela achou ótima a palestra. “Foi muito legal. Aprendi bastante. Sempre usei a cadeirinha, mas não sabia a maneira correta de colocar o meu bebê e hoje aprendi”, comentou.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transportar crianças em veículo automotor sem a devida segurança estabelecida configura-se como infração gravíssima, cuja penalidade é multa no valor de R$ 293,47, 7 pontos na carteira e a retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Tipos de dispositivos de segurança
Para preservar a integridade física da criança durante o transporte em veículos, é importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao automóvel. Os pais devem ficar atentos às instruções do manual das cadeiras especiais para que o dispositivo seja instalado no veículo de forma correta. Confira os tipos de dispositivos de segurança:
– bebê conforto ou conversível: de costas para o motorista (para crianças de até um ano de idade);
– cadeirinha: voltada à frente do veículo, na posição vertical (para crianças com idade superior a um ano e inferior ou igual a quatro anos);
– assento de elevação: atrelado ao cinto de segurança de três pontos (para crianças com idade superior a quatro anos e inferior ou igual a sete anos e meio);
– cinto de segurança de três pontos: no banco traseiro (para crianças a partir de sete anos e meio).