da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba
Organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedeter), em parceria com a Secretaria de Inclusão Social e Assistência Social, a Universidade do Trabalhador (Uniten) realizou nesta sexta-feira (29), um encontro para debater e esclarecer dúvidas em relação aos direitos dos portadores de deficiência no mercado de trabalho.
O evento que recebeu dezenas de pessoas, contou com uma programação de 8 horas de duração. Durante a manhã, foram promovidas palestras com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), tirando dúvidas sobre os Benefícios da Prestação Continuada (BPC). Logo em seguida, o médico Nelson Nolé, falou sobre a reabilitação a partir próteses, terminando com a palestra sobre elaboração de currículo e comportamento no mercado de trabalho.
No período da tarde, foi feita uma roda, para que os participantes pudessem discutir sobre o posicionamento dos deficientes no mercado de trabalho, suas dificuldades e direitos. Jorge Afeich, servidor da Uniten e funcionário da Sedeter, que mediou a roda, destacou sua importância. “O preconceito que as pessoas com deficiência sofrem acaba dificultando a conseguirem um emprego, estudar e até se locomover. É para essa luta que estamos trabalhando”.