Nascente modelo do Parque Ouro Fino ganhará 150 árvores

25/9/2017 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A nascente modelo de Sorocaba, localizada no Parque Natural do Ouro Fino, ganhará neste sábado (23), às 9h, 150 árvores de espécies nativas, como jequitibá-branco, paineira-rosa, araçá, angico-da-mata, uvaia e pitanga. A ação socioambiental visa recuperar a área de preservação permanente (APP), envolvendo 30 integrantes do grupo de escoteiros Sorocaba Oeste, entre crianças, adolescentes e adultos.

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a atividade integra a programação comemorativa do Dia da Árvore (21 de setembro), que tem como objetivo envolver toda a comunidade e sensibilizá-la da importância da preservação das árvores, que são um dos maiores ícones representativos da natureza e um dos bens mais valiosos. A data faz parte do calendário oficial de eventos da cidade, alusivos ao meio ambiente, conforme a Lei nº 8.812, de 15 de julho de 2009.

Georreferenciada e cadastrada pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins, a nascente foi escolhida pela sua peculiar situação de conservação e aspectos relevantes para a Educação Ambiental. A recuperação das matas ciliares é fundamental para manter a qualidade e o fluxo da água de uma nascente e assim ajudar na preservação na natureza.

Para a ação, a Sema está providenciando a estrutura necessária, como a preparação dos berços, transporte e seleção das mudas, e utilização de tutores e insumos.

O Parque Natural do Ouro Fino está localizado na rua Alexandre Caldini, 265, no Jardim Ouro Fino. A entrada é gratuita.

Doação de mudas no “Chico Mendes”

Também neste sábado, das 9h às 11h, a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins realizará doação de 30 mudas de árvores no Parque Natural “Chico Mendes”. Além de ganhar um exemplar, os munícipes interessados serão orientados sobre as espécies, bem como os procedimentos para o plantio. Os exemplares estarão disponíveis na portaria.

O “Chico Mendes” fica na avenida 3 de Março, 1.025, no Alto da Boa Vista. O local possui estacionamento gratuito na área externa.

Compartilhe no Whatsapp