Campanha de prevenção às queimadas aborda 400 pessoas no Éden

24/8/2017 - Sorocaba - SP

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorocaba

A ‘Campanha Educativa de Prevenção às Queimadas’ abordou 400 pessoas na feira livre do Éden, na manhã desta quarta-feira (23). A atividade promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), fez parte de uma ação do Educafeira, realizado pela Secretaria de Abastecimento e Nutrição (Seaban).

As equipes de educação ambiental da Sema orientou a população que visitou o estande da Secretaria montado na feira livre, localizada entre as ruas José Raimundo de Andrade e Feliciano Bueno de Camargo. Os visitantes também puderam conhecer uma exposição educativa, intitulada “queimadas e a fauna de Sorocaba”, no local.

De acordo com Jessé Loures, secretário responsável pela pasta de Meio Ambientes, Parques e Jardins (Sema), o objetivo da ação é sensibilizar a população sobre sua responsabilidade na diminuição do número de focos de incêndio e dos problemas decorrentes das queimadas (destruição das áreas verdes e dos bens dos munícipes, aumento da poluição, problemas respiratórios, entre outros).

Devido ao clima seco causado pelo inverno na região, existe um grande risco de ocorrências de queimadas, o que compromete a qualidade do ambiente e consequentemente a nossa qualidade de vida. Esta exposição é composta por animais taxidermizados (empalhados) que vivem em Sorocaba e região (lobo-guará, biguá, tamanduá bandeira, cachorro do mato, ratão do banhado, entre outros) em que os visitantes poderão interagir, conhecer suas características e curiosidades.

Como a população pode ajudar? Fazendo a sua parte!!

Os munícipes podem colaborar, denunciando ocorrências pelo telefone 193 dos Bombeiros ou 153 da Guarda Civil Municipal. Além de orientar parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Algumas ações devem ser evitar: não jogar bituca de cigarro; não acender fogueiras; não colocar fogo em lixo e em folhas secas; não soltar balões. É muito importante que proprietários de terrenos mantenha-os limpos. A queimada é crime e a multa pode chegar a R$ 2.800,00.

 

Compartilhe no Whatsapp