da assessoria de imprensa de Inova Sorocaba
Nessa sexta-feira (14), a Prefeitura de São Paulo apresentou um ônibus elétrico, alimentado por bateria e com capacidade de transportar 84 passageiros e que pode circular até 300 quilômetros de autonomia.
A construção do veicula foi feita no Brasil, com baterias de fosfato de ferro e que demoram de quatro a cinco horas para ser carregada.
Ainda não foi definida a linha, mas já está previsto que o ônibus vai começar a operar no dia 31 de julho, após fiscalização da SPTrans (São Paulo Transporte – empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).
O ônibus possui motores elétricos, embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle.
O mecanismo criado faz com que tenha aceleração do sistema e consumo das baterias tradicionais e no momento de tração do sistema, transforma a energia das baterias em energia elétrica, que fica armazenada nessas mesmas baterias.
Segundo o prefeito de São Paulo, João Doria, o projeto de a implantação dos ônibus elétricos está dentro do plano de da prefeitura de reduzir a emissão de poluentes.
“Esse modelo emissão zero e baixo nível de ruido, também é equipado com ar-condicionado. O modelo atende ainda a todas as exigências de acessibilidade como piso baixo, rampas de acesso e espaço para cadeiras de rodas, Wi-Fi e tomadas USB”, disse Doria.