da assessoria de imprensa da Câmara de Sorocaba
Ao final da sessão ordinária da Câmara Municipal desta quinta-feira, 9, o vereador Fernando Dini (PMDB) homenageou os 150 anos do Gabinete de Leitura Sorocabano. O parlamentar ressaltou a importância da existência dessa casa de cultura, que é uma das mais importantes do Brasil.
"É fundamental que ajudemos na manutenção desses verdadeiros patrimônios históricos. No Gabinete, o auxílio pode vir pela adesão ao plano de sócio", disse. Dini também fez uma homenagem à nova diretoria do Gabinete de Leitura Sorocabano, que fará a gestão do biênio Biênio 2017-2019. O presidente do Gabinete, Antônio Carlos Rubinato, destacou a importância de novos associados. "Hoje, contamos com mais de 300 sócios e estamos intensificando essa campanha permanente pelo aumento desse quadro", afirmou.
História - Localizado na praça Coronel Fernando Prestes, o Gabinete de Leitura Sorocabano surgiu de uma reunião realizada em 3 de novembro de 1866, na casa do senhor Jeremias Wendrick, com o objetivo de obter associados para a sua fundação. Foi inaugurado em 13 de janeiro de 1867, com tendo como presidente de sua primeira diretoria o abnegado Luís Matheus Maylasky.
Diretoria Eleita do Gabinete de Leitura Sorocabano, Biênio 2017-2019
Antônio Carlos Rubinato (presidente)
João Francisco Brotas (vice-presidente)
José Ademar Rodrigues (diretor de patrimônio)
Mário Sérgio de Miranda (1º Secretário)
Silvio César de Góes Menino (2º Secretário)
José Rodrigues de Abreu (1º tesoureiro)
Olavo Zanetti (2º tesoureiro)
Ivani Laís de Carvalho (diretora cultural)
Luciano Viana de Carvalho (diretor social)
Aparício Tarcitani (conselheiro fiscal)
Marcelo Vagner Leonardo (conselheiro fiscal)
Francisco Carlos Damião (conselheiro fiscal)