ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Erro P0117 no carro - Por que ele aparece?

22/1/2024 - Sorocaba - SP

O que significa o código P0117?

O código P0117 é um código OBD-II genérico que indica que o módulo de controlo do motor (ECM) detectou uma leitura anormalmente baixa do sensor ECT. Isso geralmente significa que a saída do sensor está abaixo de 0,14 volts ou a temperatura está acima de 140°C (284°F), indicando possivelmente um curto-circuito no sensor ou na cablagem​​.

Você pode se interessar por: Erro P0016

Sintomas Comuns do Código P0117

Os sintomas associados ao código P0117 incluem o acendimento da luz de controlo do motor e a entrada do veículo em modo de segurança. O motor pode ter dificuldade em arrancar quando frio, funcionar de forma desigual e hesitar até aquecer, embora normalmente funcione quase normalmente após o aquecimento​​.

Diagnóstico do Código P0117

O diagnóstico do código P0117 começa com uma inspeção visual para verificar problemas com os conectores elétricos, cablagem ou sensores. Os técnicos usam um scanner OBD-II para ler os códigos e revir os dados de congelamento para entender quando o código foi definido. Se as leituras do sensor ECT caírem para -40°F após desconectar o sensor, isso indica a necessidade de substituição do sensor; se não, pode ser necessário procurar um curto-circuito no arnês, conector ou no próprio ECM​​.

Erros Comuns no Diagnóstico

Erros comuns no diagnóstico do código P0117 incluem não realizar uma inspeção visual completa, não seguir o procedimento de teste passo a passo do fabricante e substituir o sensor ECT sem confirmar que ele é a causa do problema​​.

Gravidade do Código P0117

O código P0117 é considerado grave, pois faz com que o ECM entre num modo à prova de falhas, o que pode afetar negativamente o desempenho do motor. O motor pode funcionar mal e flutuar até aquecer, e os ventiladores elétricos de arrefecimento podem operar continuamente​​.

Reparações para Corrigir o Código P0117

As reparações para corrigir o código P0117 podem incluir a redefinição dos códigos de problema e a realização de um teste de estrada, reparo ou substituição do conector ECT, reparo ou substituição da cablagem, e substituição do ECT por um novo sensor. O curto-circuito no sensor ECT é a falha mais comum, mas outras causas podem incluir um curto-circuito no arnês ou um problema de corrosão no conector​​.

Entender o código de erro P0117 e a suas implicações é vital para a manutenção eficaz do seu veículo. Um diagnóstico preciso seguido por reparações adequadas pode prevenir problemas mais graves no motor e garantir a segurança e eficiência do seu carro.


Para obter mais informações sobre os carros, acesse https://esquema-fusiveis.com/

Compartilhe no Whatsapp