ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

1° Festival Literário Pretinhas prorroga prazo de inscrições para escritoras negras

20/12/2023 - Sorocaba - SP

Primeira edição incentiva a leitura infantojuvenil e as inscrições estão abertas até 4 de janeiro de 2024 para escritoras negras do estado de São Paulo que já tenham publicado pelo menos um livro e para editoras que tenham pelo menos três obras infantojuvenis de autoras negras

 

O 1° Festival Literário Pretinhas é uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo com apoio do Proac, Poeisis,   Fábricas de Cultura eprodução e direção de Vilma Queiroz Produções Culturais e Renata Poskus Eventos e Comunicação. O evento tem o objetivo de incentivar a leitura infantojuvenil e acontecerá nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2024, na Fábrica de Cultura da Cachoeirinha,  na Vila Cachoeirinha. 

Edital para escritoras negras do estado de São Paulo

Autoras negras, residentes há pelo menos um ano no estado de São Paulo que já tenham um livro infantojuvenil escrito podem se inscrever no edital do 1° Festival Literário Pretinhas até o dia 4/1/24, às 23h59 pelo horário de Brasília. O resultado será divulgado no site www.pretinhas.com.br  e as selecionadas serão avisadas por e-mail e WhatsApp.

Coletivos de autoras negras também podem se inscrever como Pessoa Física ou Jurídica,  em nome de uma integrante do grupo.

E editoras que possuam pelo menos três livros infantojuvenis escritos por autoras negras também podem participar do edital.

A Feira Literária do Pretinhas reunirá  expositoras negras incentivando a leitura de obras que destaquem temáticas negras e personagens negros.

Os critérios para a seleção das participantes do Festival Literário Pretinhas são: 1) livros infantis ilustrados com personagens negros; 2) no caso de livros juvenis sem ilustração, que trabalhem com temática negra; 3) originalidade. 

Programação do 1° Festival Literário Pretinhas 

A primeira edição do Festival Literário Pretinhas contará com Feira Literária com expositoras autoras negras; Oficina de Grafite inspirada no livro “Minha Mãe é Negra Sim”; Oficina de Dança baseada no livro “Betha, a bailarina pretinha”; Oficina de Musicalidade com inspiração na obra “A menina e o tambor”; Oficina de Brincadeiras Africanas inspiradas no livro “As brincadeiras africanas de Weza”; Oficina de tranças com base na obra “Os mil cabelos de Ritinha”; Oficina de Artes Plásticas com inspiração no livro “Da Cor que eu Sou”; Apresentação Teatral “Era uma vez… Chapéuzinho Vermelho”; e Batalha de Slam das Pretinhas com apresentação de Matriarcak.

Vilma Queiroz, mulher negra, professora aposentada, e idealizadora  do Festival Literário Pretinhas destaca: “Representatividade importa principalmente na hora do incentivo a leitura pelas crianças e adolescentes, por isso,  estamos apostando no sucesso da primeira edição do Festival Literário Pretinhas e no edital de chamamento para escritoras negras que já tenham pelo menos um livro infantojuvenil e residam no estado de São Paulo”.

Escritoras, coletivos e editoras que tiverem interesse em participar do edital podem acessar o link abaixo que também conta com todas as informações sobre o 1° Festival Literário Pretinhas. 

https://pretinhas.com.br/festival-literario-pretinhas/ 

Informações para Imprensa

Suzana Comunica

Suzana Elias Azar

Diretora de atendimento

11 99629-0173

suzana@suzanacomunica.com.br

Compartilhe no Whatsapp