Autor: Leandro Melero
(Foto Reprodução)
Por Leandro Melero
Certa vez Messi em entrevista para TV argentina após ganhar a Copa do Mundo:
“Desde pequeno fui assim. Não fiz nada. Foi Deus quem me fez jogar assim, quem me deu esse dom, disso não tenho dúvidas. Ele me escolheu. Obviamente, depois fiz todo o possível para tentar me aprimorar e poder ter sucesso. Mas sem a ajuda Dele, não teria chegado a lugar nenhum.”
Lionel Messi é o perfeito exemplo da teoria da mentalidade de crescimento desenvolvida pela psicóloga norte-americana Carol Dweck. Nessa teoria, o talento é apenas um ponto de partida que não é suficiente para definir uma pessoa como um bom profissional, mas um conjunto de disciplinas, que somadas ao talento, tornam as pessoas bem sucedidas.
Segundo a pesquisadora, essas são as principais posturas de pessoas vencedoras:
1- Reconhecer que seu talento não é um fim em si, o treino é fundamental para o profissional alcançar resultados;
Mesmo sendo uma estrela e com todos os prêmios em sua carreira, Messi é disciplinado nos treinos dos clubes em que participa, não faltando a quase nenhum.
2- Dedicação para se aperfeiçoar constantemente;
Ao longo da carreira Messi evoluiu outras habilidades dentro de campo, como: bater faltas, armar jogadas e liderar equipes com a braçadeira de capitão.
3- Acolhimento de críticas para melhorar e crescer;
Na Argentina sempre diziam que ele não era como Maradona, pois não tinha conquistado a copa do mundo. O final dessa história ja conhecemos!
4- Persistir mesmo diante de grandes adversidades;
Messi precisou de mais de 2 mil aplicações de medicamentos nas pernas enquanto se tratou de uma doença que o impedia de crescer. Sua transferência da Argentina para a Espanha, no Barcelona, foi pelo motivo dos pais não possuirem dinheiro para o tratamento.
5- Inspirar-se nos resultados de outras pessoas;
Assim como Benzema fez recentemente, Messi em entrevista à revista britânica FourFourTwo em 2012 apontou Ronaldo Fenômeno como seu ídolo no futebol. Na ocasião, ele disse que o ex-jogador brasileiro serviu de fonte de inspiração por conta de seu faro artilheiro.
Para potencializar tudo isso, da para perceber o quanto Messi atribui seu sucesso a uma força superior, que o impulsiona a conquistar todos esses feitos espetaculares!
Seu último título com o Inter Miami em agosto de 2023 o posicionou como o maior ganhador de títulos para jogadores de futebol da história. Realmente, temos muito a aprender com pessoas de sucesso como o craque argentino!
Acompanhe também:
https://www.youtube.com/@MeleroChannel
https://www.linkedin.com/in/leandro-melero-43a34629/