ColunistasCOLUNISTAS

Leandro Melero

Autor: Leandro Melero

MESSI, profissionalismo que faz história!

22/8/2023 - Sorocaba - SP

 

(Foto Reprodução)

 

Por Leandro Melero

 

Certa vez Messi em entrevista para TV argentina após ganhar a Copa do Mundo:

“Desde pequeno fui assim. Não fiz nada. Foi Deus quem me fez jogar assim, quem me deu esse dom, disso não tenho dúvidas. Ele me escolheu. Obviamente, depois fiz todo o possível para tentar me aprimorar e poder ter sucesso. Mas sem a ajuda Dele, não teria chegado a lugar nenhum.” 

Lionel Messi é o perfeito exemplo da teoria da mentalidade de crescimento desenvolvida pela psicóloga norte-americana Carol Dweck. Nessa teoria, o talento é apenas um ponto de partida que não é suficiente para definir uma pessoa como um bom profissional, mas um conjunto de disciplinas, que somadas ao talento, tornam as pessoas bem sucedidas.

Segundo a pesquisadora, essas são as principais posturas de pessoas vencedoras:

1- Reconhecer que seu talento não é um fim em si, o treino é fundamental para o profissional alcançar resultados;

Mesmo sendo uma estrela e com todos os prêmios em sua carreira, Messi é disciplinado nos treinos dos clubes em que participa, não faltando a quase nenhum.

2- Dedicação para se aperfeiçoar constantemente;

Ao longo da carreira Messi evoluiu outras habilidades dentro de campo, como: bater faltas, armar jogadas e liderar equipes com a braçadeira de capitão.

3- Acolhimento de críticas para melhorar e crescer;

Na Argentina sempre diziam que ele não era como Maradona, pois não tinha conquistado a copa do mundo. O final dessa história ja conhecemos!

4- Persistir mesmo diante de grandes adversidades;

Messi precisou de mais de 2 mil aplicações de medicamentos nas pernas enquanto se tratou de uma doença que o impedia de crescer. Sua transferência da Argentina para a Espanha, no Barcelona, foi pelo motivo dos pais não possuirem dinheiro para o tratamento.

5- Inspirar-se nos resultados de outras pessoas;

Assim como Benzema fez recentemente, Messi em entrevista à revista britânica FourFourTwo em 2012 apontou Ronaldo Fenômeno como seu ídolo no futebol. Na ocasião, ele disse que o ex-jogador brasileiro serviu de fonte de inspiração por conta de seu faro artilheiro.

Para potencializar tudo isso, da para perceber o quanto Messi atribui seu sucesso a uma força superior, que o impulsiona a conquistar todos esses feitos espetaculares!

Seu último título com o Inter Miami em agosto de 2023 o posicionou como o maior ganhador de títulos para jogadores de futebol da história. Realmente, temos muito a aprender com pessoas de sucesso como o craque argentino!

 

Acompanhe também:

 

https://www.youtube.com/@MeleroChannel

 

 

https://www.linkedin.com/in/leandro-melero-43a34629/

 

 

https://open.spotify.com/show/7Jq58129jlkAuLJQd564Ge

Compartilhe no Whatsapp