ColunistasCOLUNISTAS

Wagner Pontes

Autor: Wagner Pontes

Como a tecnologia está transformando a experiência dos jogos eletrônicos com a Inteligência Artificial

22/5/2023 - Sorocaba - SP

A tecnologia, e seus avanços sempre foram essenciais ao mundo dos jogos digitais. Seja através dos algoritmos básicos por trás dos jogos antigos ou os modernos que fazem uso de uma mecânica avançada. O avanço tecnológico sempre ditou a interação dos gamers com a máquina.

A inteligência artificial está presente na indústria dos jogos já tem um tempo, presentes nos mais variados tipos de jogos. O objetivo de utilizar esse recurso é ampliar a experiência realista do jogador na plataforma digital.

Contudo, os avanços recentes, da indústria dos jogos e desenvolvedores estão conseguindo realizar mudanças mais drásticas decorrentes das variadas formas criativas de fazer uso da inteligência artificial nos jogos.

A expressão inteligência artificial abre portas de possibilidades, não está presente em um único setor. A exemplo do poker em que a inteligência artificial já está presente há um bom tempo, ninguém imaginou que seria tão popular. 

Essa tecnologia da inteligência artificial gerou bons retornos para a indústria, principalmente no setor de cassino online, e mais recentemente nos jogos de celular.  

Ao realizar diversas pesquisas de mercado ficou notório algumas mudanças drásticas no modo em que as pessoas se divertem com os jogos eletrônicos. Existe um desafio mais contundente em deixar as pessoas mais conectadas, através de muitas mudanças extremas e aceleração. 

A expectativa é que o universo dos jogos digitais sofra drásticas mudanças com o tempo, isso tudo através da inteligência artificial. 

A esperança é que isso reflita em número. Em 2019 o mercado da indústria de jogos faturou cerca de 150 bilhões, e com a introdução da inteligência artificial atrelado a realidade aumentada os números devem ultrapassar 250 bilhões. 

Como a inteligência artificial está mudando o mundo dos jogos digitais?

Os maiores desenvolvedores do mercado são a Eletronic Arts, Sony, Google e Nintendo, estão focados em ampliar a sua experiência com os jogos digitais através do uso da inteligência artificial avançada. 

A IA é somente o início de uma evolução importante no universo dos jogos digitais. Os principais destaques dessa tendência são a construção de melhores técnicas e metodologias nos jogos modernos. 

A previsão que podemos fazer é que muito provavelmente no futuro teremos cada vez mais jogos inteligentes. Através dos recursos da inteligência artificial, os desenvolvedores de jogos criarão estilos que superam os anteriores, a evolução se dá pelo aprendizado recolhido dos jogos anteriores. 

Esses novos estilos, através do reconhecimento de padrões, serão essenciais para tornar possível que os personagens de jogos evoluam através da autoaprendizagem de suas ações. Notavelmente um jogador notará relevantes diferenças ao adentrar o meio da inteligência artificial para jogar. 

O uso da inteligência artificial tornou os jogos mais interessantes. Afinal o jogador irá avançar ou voltar no jogo para atingir os seus objetivos no jogo. A nova aparência virtual, atrelado a inteligência e a acessibilidade que esse meio proporciona, vai mudar totalmente a experiência do jogador. 

O uso do realismo máximo 

Nos últimos anos houve uma mudança considerável na indústria dos jogos digitais, o setor foi revolucionado com a chegada da inteligência artificial.

Já os métodos anteriores de desenvolvimento, eram mais complexos, se comprados ao desenvolvimento da inteligência artificial. Atualmente é bastante comum achar jogos com efeitos 3D e variadas técnicas de visualização.

Através da inteligência artificial é possível jogar enquanto conversa e escuta os personagens da maneira mais humanizada possível. Dessa forma, esse recurso está elevando o universo dos jogos para outro patamar. Em pouco tempo não será só sobre gráfico a análise dos jogos digitais, a interação e as respostas ao jogador serão um foco dos gamers. 

Se promete que a experiência do jogador vai mudar bastante, se comparada com a atual, as expectativas são grandes. Afinal, se trata da combinação da realidade virtual com a inteligência artificial o match perfeito para um produto tecnológico incrível. Cada detalhe é fundamental para os desenvolvedores de jogos atuais, a busca por se renovar é constante, e o futuro promete ser surpreendente. 

Gostou do conteúdo? 

Confira mais artigos como esse no nosso blog.

Compartilhe no Whatsapp