ColunistasCOLUNISTAS

Leandro Melero

Autor: Leandro Melero

ChatGPT: Inteligência Artificial na Saúde e Segurança do Trabalho.

1/3/2023 - Sorocaba - SP

(Foto: Pexels)

 

Por: Leandro Melero

 

A tecnologia avança rapidamente em todas as direções, no campo da inteligência artificial o ChatGPT é um exemplo dessa expansão. Utilizado para melhorar os resultados em diversos segmentos, o recurso fornece informações respondendo perguntas e criando conteúdos, entre outras funções, podendo ser aplicado com finalidades preventivas de acidentes e doenças ocupacionais.

 

O ChatGPT é um modelo de inteligência artificial criado pela empresa estadunidense OpenAI, organização que possui como um de seus fundadores o multibilionário Elon Musk, que apesar de ter desistido do negócio, ajudou a idealizar o dispositivo capaz de realizar tarefas processando grandes quantidades de dados.

 

Na área de Saúde e Segurança do Trabalho existem diversos desafios bem conhecidos pelos trabalhadores, empresas e profissionais da área, sendo que o ChatGPT poderá ser utilizado como uma ferramenta de apoio para aqueles antenados nos benefício das novas tecnologias.

 

(Foto: Pexels)

 

Entre as possibilidades de aplicação do ChatGPT para a saúde ocupacional, podemos exemplificar:

 

Treinamento e orientação de funcionários: O ChatGPT pode ser utilizado para melhoria de procedimentos; para indicação e utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI e equipamentos de Proteção Coletiva - EPC; aprimorando conhecimentos sobre as normas regulamentadoras, legislações previdenciárias e nomas complementares.

 

Identificação de riscos: O modelo pode ser alimentado com dados sobre os ambientes de trabalho e as rotinas dos funcionários, antecipando e identificando possíveis riscos ocupacionais. Isso é possível pelo fato de a ferramenta utilizar dados estatísticos da internet, o que possibilita o cruzamento de informações e diagnósticos baseados em históricos de agravos com as mesmas características de exposições ocupacionais.

 

Análise de acidentes: O ChatGPT pode ajudar na análise de acidentes de trabalho, identificando causas e apontando soluções. Esse tipo de utilização beneficia diretamente possiveis vitimas  de acidentes, municiando representantes de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e SESMT – Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho sobre melhores praticas de prevenção, reduzindo o número de acidentes e doenças de trabalho, já que uma investigação mais apurada pode criar mecanismos preventivos mais eficazes.

 

Melhoria contínua: Com base nas informações processadas pelo ChatGPT as empresas podem implementar medidas de melhoria contínua, integrando a ferramenta a outras tecnologias, como sistemas de monitoramento e sensores de ambiente, criando soluções mais completas ao unir tecnologia aos processos.

 

Como podemos observar, são infinitas as possibilidades a depender do caso e da necessidade, sendo os exemplos anteriores apenas uma fração do que pode ser feito pela saúde e segurança dos trabalhadores ao se utilizar o ChatGPT, porém, é importante destacar que a tecnologia não substitui a atuação dos profissionais especializados na área, na verdade, se trata de uma ferramenta de apoio, que pode auxiliar na tomada de decisões e na prevenção de acidentes, despontando como uma tecnologia promissora, capaz de oferecer suporte e agilidade quando utilizada de maneira adequada e responsável.

 

Site:

https://openai.com/blog/chatgpt

 

 

Acesse também:

https://www.youtube.com/c/MeleroChannel

 

Compartilhe no Whatsapp